"A poesia árabe moderna entre o Islã e o Ocidente", Slimane Zeghidour, Almádena, 2024
Graças ao esforço e à generosidade da Professora Terezinha Féres-Carneiro e à excelente tradução de Thaïs Costa, a Editora Almádena tem a satisfação de oferecer, graciosamente, ao público lusófono A poesia árabe moderna entre o Islã e o Ocidente, do renomado escritor argelino, Slimane Zeghidour, radicado na França há décadas.
O referido livro é de capital importância não somente aos estudiosos da literatura árabe, mas, também, aos interessados no surgimento e na propagação meteórica do Islã e sua relação com o chamado Mundo Ocidental.
Ressaltam-se os novos caminhos trilhados pela poesia árabe no Novo Mundo e seu impacto nos países árabes.
Por fim, os leitores poderão conhecer textos dos principais autores árabes, produzidos nas Américas, assim como seus dados biográficos.
Boa leitura!
Mais informações e para download gratuito, acesse aqui.
FICHA TÉCNICA
A poesia árabe moderna entre o Islã e o Ocidente
Título original: La poésie arabe moderne entre l’Islam et l’Occident
Slimane Zeghidour (1953-) Argélia
Tradutora: Thaïs Costa
332 p
A obra explica que os fundamentos da civilização ocidental estão fincados no Oriente Médio. Demonstra também a influência da poesia ocidental sobre a poesia árabe moderna, a partir das invasões napoleônicas e da imigração árabe no Novo Mundo. Apresenta uma antologia poética.
Poesia árabe moderna
Palavra árabe
Poesia de emigração
978-85-60651-20-7
Contato da tradutora Thaïs Costa: thcosta@uol.com.br
SOBRE O AUTOR
Nascido na Pequena Cabília, na Argélia, o escritor e jornalista Slimane Zeghidour é redator-chefe e editorialista na TV5 Monde há 20 anos. Grande repórter, cobriu durante um quarto de século a América Latina, o Oriente Médio, a Rússia e a Ásia Central para Le Monde, Le Nouvel Observateur, Géo, Télérama, La Vie e El País. Reportou também in loco a expansão dos fundamentalismos religiosos judeu, evangélico e muçulmano do Brasil ao Uzbequistão, passando pela Argélia, Israel, Palestina, Egito, Irã e Sudão. Ministrou cursos de geopolítica das religiões na Sciences-Po (Menton e Poitiers) e na Escola Superior de Jornalismo Celsa da Sorbonne. Conferencista, participou de seminários nas universidades estadunidenses de Berkeley e Princeton, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Effat de Jeddah, na Universidade Saint-Joseph de Beirute e nas faculdades de Jornalismo de Argel, Tel Aviv, Ramallah e Belém.
Os primeiros brasileiros que conheceu foram os 40 exilados políticos, incluindo Miguel Arraes, que receberam asilo em Argel em 1970. Desde então, tem grande interesse pelo Brasil, do qual conhece a história, a literatura e a música e a língua. Esteve com Lula em 1981 na casa de Frei Betto e é amigo próximo do escritor Raduan Nassar.
Sua obra mais recente é Sors, la route t’attend, um relato autobiográfico sobre sua infância em um campo de deslocados internos na Pequena Cabília, durante a guerra da Argélia.
OUTRAS OBRAS DE SLIMANE ZEGHIDOUR
Les nouveaux immigrés, com prefácio de Guy Bedos. Grenoble: Éd. La pensée sauvage, 1979.
Les productions littéraires arabes et latino-américaines modernes et leur influence réciproque. Étude de cas, Borges-Adonis, Jorge Amado-Chema Nadir. Unesco, 1981.
A poesia árabe moderna e o Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
La vie quotidienne à La Mecque de Mahomet à nos jours (Prêmio Clio de História). Paris: Éd. Hachette, 1989.
Le voile et la bannière. Paris: Éd. Hachette, 1990.
L'Islam, 50 mots. Paris: Desclée de Brouwer, 1990.
L'homme qui voulait rencontrer Dieu. Paris: Gallimard Jeunesse, 1993.
La Mecque au cœur du pèlerinage, com fotos de Ali Marok. Paris: Geo/ Larousse, 2003.
L’Algérie en couleurs: photos d'appelés 1954-1962, com Tramor Quemeneur. Paris: Éditions des Arènes, 2011.
Sors, la route t’attend. Paris: Éditions des Arènes, 2017.