USP debate obra de Raduan Nassar

Sex, 27/11/2015 - 15:57
Publicado em:
Um casal de idosos vive em uma pensão e observa o drama de funcionário público que é tentado pela corrupção, ao mesmo tempo em que enfrenta seus próprios problemas de relacionamento. O trabalhador quase resiste às abordagens para se corromper, mas acaba sendo envolvido pela paixão por uma mulher.

Esta é a história de um conto pouco conhecido pelos leitores brasileiros de Raduan Nassar. Isto porque a história foi publicada apenas em uma versão francesa de “Menina a caminho e outros textos”. Apenas um fragmento foi reproduzido pelo jornal O Estado de S. Paulo em 1998.

“É uma pena, a despeito deste conto não estar no mesmo nível que os demais, sobretudo da produção madura do escritor”, afirmou o professor da USP André Rodrigues na última terça-feira (24), no colóquio “Revisitando Raduan”, que ocorreu na Faculdade de Letras da Universidade nos dias 23 e 24. “É um conto importante para a gente entender não apenas a trajetória que o escritor foi construindo, mas também tem um valor em si mesmo, traz uma narrativa interessante, faz refletir sobre os dramas humanos, os nossos problemas aqui no Brasil”, afirmou o estudioso.

O evento reuniu vários acadêmicos da USP e outras instituições para debater sobre as obras do escritor brasileiro, filho de libaneses. “Para quem falou que tinha parado de escrever, ele volta a escrever um conto em 2006”, afirmou o professor Augusto Massi, da USP, sobre outro dos temas colocados em debate, o porquê de Nassar ter decidido dar uma pausa em sua produção literária nos anos 80.

Outro assunto foram as possíveis influências nas obras do escritor. “Nada na literatura brasileira parece com Raduan, parece que (o estilo dele começou) daí para a frente, mas é importante procurar linhas e vínculos”, afirmou Massi. Segundo ele, um exemplo consiste nos contos Boca do Inferno, de Otto Lara Resende, que, assim como Menina a Caminho, tratam do Brasil durante o Governo Vargas, idade em que a nação “estava deixando a infância” devido ao desenvolvimento.

O evento ocorreu por conta do aniversário de 80 anos do escritor, ocorrido no último dia 27.