Etapa Rio de Janeiro da Copa dos Refugiados acontece neste sábado

Qui, 02/08/2018 - 11:42
Publicado em:

Além da realização do torneio de futebol pela primeira vez na capital fluminense, a Copa dos Refugiados tem agenda extendida com debates, passeios culturais com crianças, exposição fotográfica e outras iniciativas.

 

A Copa dos Refugiados será sediada na cidade do Rio de Janeiro pela primeira vez, com atividades que acontecem até sábado, dia 4 de agosto, quando será conhecida a seleção campeã da etapa carioca.

Com o tema “Não me julgue antes de me conhecer”, o consagrado campeonato de futebol composto por refugiados terá, no Rio de Janeiro, oito seleções que representam os países de origem dos jogadores: Angola, Colômbia, Guiné-Bissau, Haiti, República Democrática do Congo, Senegal, Síria e Venezuela.

Além dos jogos de futebol a serem disputados no sábado, serão realizados também diversos outros eventos que refletem a dinâmica de integração das pessoas em situação de refúgio na cidade.

O lançamento oficial será feito no auditório do Maracanã, no dia 3 de agosto, às 9h, com sorteio da grade dos jogos, coletiva de imprensa com os representantes da ONG África do Coração, realizadora do projeto, e seus apoiadores: Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc, Eletrobrás-Furnas, Sodexo On-site, entre outras.

Além do Rio de Janeiro, as etapas regionais da Copa dos Refugiados de 2018 já foram realizadas em Porto Alegre, onde a seleção do Senegal se consagrou bi-campeã da competição, e acontecerá também em São Paulo, entre agosto e setembro deste ano.

 

Veja abaixo a programação completa da etapa Rio de Janeiro da Copa dos Refugiados 2018:

 

Dia 01/08

- Ciclo de Palestra Voz do Refugiado, Biblioteca CCBB

14h - Mesa1: Limites e Possibilidades da Mulher Refugiada e Migrante - Patrícia Tomasquin (B'NAI B'RITH), Profa. Dayse de Paula (UERJ), Benazira Djoco (África do Coração), Comba (SUBPM)

15h30 - Mesa 2: Da violação a garantia de direitos - Monalyza Alves (SEDHMI), Def. Thalles Treiger (DPU), Refugiado (África do Coração), Fátima Malaquias (COMDEDINE)

18h30 - Mesa 3: Copa e integração entre os povos - Rebeca Almeida (CEIPARM), Representante Cáritas, Jean Katumba (África do Coração), Refugiado, Gustavo Proença (SUBDH)

 

Atividades Culturais no Térreo do CCBB

17h - Desfile de roupas e artigos da estilista refugiada da Guiné Bissau, Benazira Djoco

Maracanã

De 1 a 5/8, das 9h00 às 20h00 - Exposição Fotográfica Vidas Refugiadas

 

Dia 02/08

Atividade “Criança tem o direito de brincar” - evento fechado pra crianças refugiadas, em parceria com a Cáritas-RJ, Mawon e ONG Aldeias Infantis

 

9h - 12h - Passeio ao Parque Hot Zone (Barra da Tijuca)

10h - 12h- Passeio ao AquaRio (Praça Mauá)

14h - 17h: Museu da República (Catete) parceria B'NAI B'RITH

 

Dia 02/08 e 03/08

Jantar de acolhida com as oito seleções, ONG África do Coração e parceiros

Local: Gastromotiva (Lapa)

Horário: 18h às 20h

 

Dia 03/08

Lançamento oficial da Copa dos Refugiados 2018 – Rio de Janeiro

Local: Auditório Museu do Futebol Maracanã

Horário: 9h às 13h

Sorteio da grade dos jogos, coletiva de imprensa e pontapé inicial

 

Dia 04/08

Partidas classificatórias e final

Local: Campo do CFZ – Recreio dos Bandeirantes

Endereço: Av. Miguel Antônio Fernandes, 700 - Recreio dos Bandeirantes

Horário: 8h às 18h

Jogos eliminatórios e final com as oito seleções, havendo mutirão da inclusão com ofertas de serviços como documentação, cursos profissionalizantes, orientação social (CADUnico) e em saúde (vacinação, saúde bucal).

Para mais informações, acesse o site da ACNUR.