Animação com personagem muçulmano chega ao Brasil
A Fambras lançou, com dublagem em português, a série ‘Nour e o Portal da História’, destinada a crianças e pré-adolescentes. Ela mostra a história de grandes cientistas e estudiosos muçulmanos e estreou nesta terça-feira (13).
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) adquiriu os direitos de imagem para traduzir, dublar e veicular os trinta episódios da primeira temporada da série egípcia Nour e o Portal da História, uma animação destinada a crianças e pré-adolescentes que mostra a história de grandes cientistas e estudiosos islâmicos.
O primeiro episódio foi lançado nesta terça-feira (13), primeiro dia do Ramadã. Os episódios serão liberados um por dia até o final do mês do jejum islâmico. Para assistir, basta fazer um rápido cadastro no site da série.
Nour é um menino muçulmano curioso que adora descobrir coisas novas junto com sua irmã, Zahra. Eles têm como inspiração e parceiro de aventuras o tio Gênio, um inventor que criou o Portal da História, que os permite viajar no tempo e conhecer de perto personalidades muçulmanas que se destacaram na história da civilização por suas contribuições à ciência, medicina e astronomia, entre outros campos.
A animação é parte de um programa da Academia de Pesquisa e Tecnologia Científica do Ministério da Educação Superior do Egito, em parceria com a Associação de ex-alunos da Universidade Al-Azhar, uma das mais importantes do país. “A parceria com a Universidade Al-Azhar nos orgulha muito”, disse em nota Ali Zohbi, vice-presidente da Fambras.
Leia também:
- Ramadã começa com rituais alterados pela pandemia
- Com mesquitas fechadas, Ramadã acontece dentro de casa
- Saiba o que fazer e o que não fazer no Ramadã
A produção tem por objetivo difundir a educação criativa e já foi transmitida, com ótimos índices de audiência, em emissoras do Canadá, Egito e Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
Zoghbi vê na série uma possibilidade não só de exaltar os feitos dos cientistas e estudiosos islâmicos, mas também de oferecer um produto de altíssima qualidade para crianças e pré-adolescentes. “É uma maneira eficiente de ensinar de forma lúdica, na linguagem que os estudantes gostam. E pode ser o primeiro passo para se pensar em novas perspectivas, em se tratando de atividades educativas, para as escolas e até mesmo para a televisão brasileira”, declarou.
Nesta quarta-feira (14) será liberado o segundo episódio da série.
Ouça também: