Brasil promove olimpíadas de português na Palestina

qui, 29/04/2021 - 21:15
Publicado em:

O Escritório de Representação do Brasil em Ramallah tem inscrições abertas para competição de português voltada a crianças e adolescentes brasileiros que moram na Palestina.

 

Crianças e adolescentes de nove a 15 anos que são cidadãos brasileiros e vivem na Palestina poderão participar da 1ª Olimpíada de Português como Língua de Herança. A competição é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores realizada em vários países, mas é a primeira edição na Palestina. As inscrições para participar estão abertas desde o dia 05 deste mês e podem ser feitas até 31 de maio.

Existe uma comunidade brasileira na Palestina e o objetivo da olimpíada é incentivar as crianças e adolescentes no estudo da língua portuguesa, do Brasil e sua cultura, difundir a idioma e contribuir para valorizar a língua e fortalecer a identidade nacional entre os estudantes. A promoção da olimpíada é do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah. Em entrevista recente à ANBA, o chefe do escritório, o embaixador Alessandro Candeas, afirmou que quer resgatar a “brasilidade” dos brasileiros de segunda geração que vivem na Palestina.

A competição terá duas categorias, uma para crianças de 9 e 12 anos e outra para adolescentes de 13 a 15 anos. Os primeiros farão uma prova única de expressão oral que pode ser canção, declamação de poema, conversação ou apresentação discursiva. Para quem tem mais de 13 anos haverá duas etapas, que serão uma prova de múltipla escolha e a elaboração de uma redação ou prova de expressão oral.

Está previsto no edital que a aplicação das provas seja presencial, mas caso isso não seja possível devido às condições sanitárias da pandemia de covid-19, elas poderão ser feitas de forma virtual. As provas ocorrerão entre junho e julho e o resultado sai no final de agosto, com cerimônia de premiação no mês de setembro, na Data Nacional do Brasil. Os três vencedores de cada categoria receberão placas de premiação.

Mais informações:
er.brasil@itamaraty.gov.br
+ 972 2 296 6229
Edital completo aqui