17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: até 7 de setembro, com 10 filmes inéditos no CineSesc, em São Paulo, em sua volta ao formato presencial

Dom, 04/09/2022 - 15:00
Publicado em:

Mostra acontecerá de 31 de agosto a 7 de setembro. A abertura, dia 31, terá exibição do filme “Caixa de Memórias”. Serão 11 produções ao todo, sendo 10 inéditas (8 com sessões presenciais e 3 em plataforma digital). A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, centro cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e do Instituto do Sono. 

 

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em correalização com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e patrocínio da Casa Árabe, promoverá, de 31 de agosto a 7 de setembro de 2022, a 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Celebrando a diversidade dos países árabes, em seu retorno ao formato presencial, a mostra traz 11 filmes, sendo 10 filmes inéditos. Serão exibidos 8 filmes na sala do CineSesc e 3 filmes ficarão disponíveis online na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). A abertura será realizada dia 31 de agosto, às 20h, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César - São Paulo, em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados com até uma hora de antecedência na bilheteria).

A programação completa, mais informações e entrevistas especiais estão no site https://mundoarabe2022.icarabe.org/

A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe, centro cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e do Instituto do Sono.

A curadoria é de Arthur Jafet. "O cinema árabe tem uma reputação contínua de quebrar barreiras e estereótipos e, na maior parte das vezes, fazer uma declaração política. Estamos sentindo mais apoio ao cinema árabe agora com novos festivais e novos fundos que estão sendo criados. Também vemos uma nova indústria surgindo na Arábia Saudita e um público bastante grande, não apenas em termos de população, mas em termos de paixão pelo cinema e poder aquisitivo. É um momento emocionante para ser um cineasta ou criador de conteúdo no Oriente Médio”, destaca Jafet. “O consenso da indústria cinematográfica é que um grande trabalho está acontecendo na indústria do cinema árabe, mas é necessário mais apoio em nível de base", ressalta o curador.

 

Abertura: “Caixa de Memórias”

O filme que abrirá esta edição será “Caixa de Memórias”, uma obra afetiva e inventiva na linguagem. Profundamente comovente, a obra dos diretores libaneses Joana Hadijthomas e Khalil Joreige mergulha nos cadernos de memórias da diretora e nos faz pensar em outras paisagens, permitindo ampliar nossa percepção sobre ação, revolta, dor e memória (os sites do ICArabe e da Mostra trazem entrevista com os diretores). O trabalho, enquanto experimentação política e artística, é construído com colagens, animação e uso de multimídias que nos leva a viajar no tempo e no espaço, e turva a noção da fronteira entre vida e ficção.

Na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa), os filmes ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Não há necessidade de cadastro.

cai

 

Programação on-line

Além dos filmes exibidos no CineSesc, a mostra disponibiliza gratuitamente para todo o Brasil, três títulos exclusivos de sua programação na plataforma Sesc Digital (clique aqui) . Os filmes ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Não há necessidade de cadastro.

 

Sobre o ICArabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecim-ento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Mais informações em www.icarabe.org

 

PROGRAMAÇÃO

31 de agosto

Abertura, às 20h – Caixa de Memórias

 

1º de setembro

18h - O Salão de Huda

 

2 de setembro

18h - Amira

20h30 - Sharaf

 

3 de setembro

15h30 – Costa Brava

18h – Caixa de Memórias

20h30 – O Estrangeiro

 

4 de setembro

15h30 – Comunhão

18h – Farha

20h30 – O Salão de Huda

 

5 de setembro

18h – Sharaf

20h30 – Amira

 

6 de setembro

18h – O Estrangeiro

20h30 – Comunhão

 

7 de setembro

18h – Costa Brava

20h30 – Farha

 

Filmes disponíveis online em sescsp.org.br/cinemaemcasa 

Adonde vas: clique aqui 

Jahilya: clique aqui

Uma emergência banal: clique aqui 

 

 

 

SINOPSES

Adonde Vas INÉDITO

Adonde Vas. Argentina. 2017. Documentário. 70 min. Livre.

Direção, Roteiro e Fotografia: Javier López Actis

Produção: La Livertá Films

O diretor compartilha a experiência de uma viagem por uma área quase desabitada da Patagônia Argentina, que ultrapassa as dimensões da Palestina e de Israel juntos. Os escassos 600 habitantes - a maioria descendentes de árabes e povos nativos - revelam suas crenças, segredos, sinais e sonhos, apesar de uma imprensa manipulada que os torna invisíveis e das cinzas de um vulcão que tenta cobri-los              

Clique aqui para assistir ao trailer

Disponível apenas online, na plataforma do Sesc

ad

 

Amira INÉDITO

Amira. Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita. 2021. Ficção.  90 min. 12 anos

Direção: Mohamad Diab

Roteiro: Mohamed Diab, Khaled Diab, Sherin Diab

Direção de Fotografia: Ahmed Gabr

Produção: Mohamed Hefzy, Moez Masoud, Mona Abdel Wahab, Hany Abu-Assad, Amira Diab, Sarah Goher

Elenco: Saba Mubarak, Tara Abboud, Ali Suleiman, Ziad Bakri

Amira, uma palestina de 17 anos, foi concebida com o esperma contrabandeado de seu pai preso, Nawar. Embora o relacionamento com ele, desde o nascimento, tenha se restringido a visitas na prisão, ele continua sendo seu herói. A ausência dele em sua vida é compensada por amor e carinho daqueles que a cercam. Mas quando uma tentativa fracassada de conceber outra criança revela a infertilidade de Nawar, o mundo de Amira vira de cabeça para baixo.

Clique aqui para assistir ao trailer                                                                

     amir

 

 

                                                                                                                                        

Caixa de Memórias INÉDITO

Memory Box. Líbano, Catar, Canadá, França. 2021. Ficção. 102 min. Livre

Direção: Joana Hadijthomas e Khalil Joreige

Roteiro: Gaelle Macié, Joana Hadjithomas e Khalil Joreige

Direção de Fotografia: Josée Deshaies

Produção: Georges Schoucair, Christian Eid, Carole Scotta, Barbara Letellier, Kim McCraw, Luc

Déry, Jasmyrh Lemoine

Elenco: Rim Turki, Manal Issa, Paloma Vauthier, Clemence Sabbah, Nisrine Abi Samra, Joe

Khodeih, Hasan Akil

Integrante da mostra competitiva oficial da edição online do Festival de Berlim 2021, “Caixa de Memórias” é um filme de descobertas e redescobertas para duas gerações. Uma, conhecendo o novo. A outra, protegendo-se do conflito que a recordação do passado pode causar. As vidas de três mulheres estão conectadas por uma caixa contendo seus diários, fotografias e fitas de áudio.                                                   

Clique aqui para assistir ao trailer 

cai

 

 

Comunhão INÉDITO

Communion. Tunísia. 2021. Ficção. 96 min. Livre.

Direção e Roteiro: Nejib Belkadhi

Direção de Fotografia: Hazem Berrabah

Produção: Imed Marzouk e Nejib Belkadhi

Elenco: Souhir Ben Amara e Nejib Belkadhi

O enredo do filme segue Sara, que trabalha em casa durante o confinamento, no terceiro setor, ajudando pessoas em dificuldades durante a crise da Covid-19. Seu marido, Kais, psicótico, encontra-se sem medicação, não há estoque. Enquanto isso, a natureza recupera seus direitos e o ar fica mais puro e mais respirável.                              

Clique aqui para assistir ao trailer                                                                                   

com

 

 

Costa Brava INÉDITO

Costa Brava, Lebanon. Líbano, Catar, Dinamarca, França, Noruega, Espanha e Suécia. 2021. Ficção. 106 min. Livre.

Direção: Mounia Akl

Roteiro: Mounia Akl e Clara Roquet

Director of Photography: Joe Saade

Produção: Myriam Sassine, Georges Schoucair

Elenco: Nadine Labaki, Saleh Bakri, Nadia Charbel, Ceana Restom, Geana Restom, Yumna Marwan

A desprendida família Badri escapa da poluição tóxica e da agitação social de Beirute procurando refúgio em uma casa utópica nas montanhas, a qual eles dedicaram anos para construir. Inesperadamente, o governo começa a construção de um aterro de lixo do lado de fora da cerca, trazendo o lixo e a corrupção de um país inteiro à sua porta. À medida que o aterro aumenta, também aumentam as tensões familiares, e os Badri tem de fazer uma escolha: permanecer fiel aos seus ideais, ou deixar sua casa idílica e enfrentar a realidade da qual fugiram.         

Clique aqui e assista ao trailer                                                           

po

                                                                                                                                 

Farha INÉDITO

Farha. Jordânia, Suécia, Arábia Saudita. 2021. Ficção.92 min. 12 anos.

Direção e Roteiro: Darin J Sallam

Direção de Fotografia: Rachel Aoun

Produção: Deema Azar, Ayah Jardeneh

Elenco: Karam Thaer, Ashraf Barhom, Ali Suliman

É 1948 e os ingleses estão saindo do poder na Palestina. Farha, uma menina de 14 anos, sonha em ir à escola na cidade com sua amiga Farida, mas ela sabe que, como filha de um mukhtar, o chefe da vila, é esperado que ela se case, mas quer ir contra essas leis. Entretanto, com os ingleses saindo do país, bombas israelenses chegam a sua vila e seu pai a tranca no porão da casa, prometendo voltar assim que puder. Enquanto Farha olha pelas rachaduras e espera pelo pai, ela vê sua vila, que tanto queria sair, ser destruída, ameaçando os planos que tinha para o futuro.                                                          

Clique aqui e assista ao trailer

foto

 

Jahilya INÉDITO    

Jahilya. Marrocos. 2018. Ficção. 94 min. 14 anos

Direção e Roteiro: Hicham Lasri

Direção de Fotografia: Said Slimani

Produção: Lamia Chraïbi, Hicham Lasri, Leila Amran

Elenco: Mostapha Houari, Salma Eddlimi, Zoubida Akif, Hassan Badida, Rami Fijjaj, Zoubir Abou Al Fadl, Moulay Hassan Alaoui, Malek Akhmiss, Nissrine Erradi

Uma história tragicômica de vários personagens presos em um evento histórico no ano de 1966: o cancelamento da celebração do Aid, quando se sacrifica uma ovelha. Lofti o amnésico, Mounir que é rejeitado pela família da mulher com quem quer se casar, uma criança que não consegue entender esse cancelamento e uma pessoa que precisa de ajuda para cometer suicídio.

Disponível apenas online, na plataforma do Sesc

Clique aqui e assista ao trailer 

ja

 

 

O Estrangeiro INÉDITO

The Stranger. Síria, Palestina, Catar, Alemanha. 2021. Ficção. 98 min. 12 anos

Direção e Roteiro: Amir Fakhar Aldin

Direção de Fotografia: Niklas Lindschau

Produção: Jires Copti, Tony Copti, Dorathe Beinemeier

Elenco: Ashraf Barhoum, Mohammad Bakri, Haitham Omari, Amir Hlehel

Em uma pequena vila nas Colinas de Golã ocupadas, a um médico sem licença, que está passando por uma crise existencial, encontra-se desesperado. Sua vida toma outro rumo quando ele encontra um homem ferido na guerra na Síria. Superando todas as expectativas da comunidade em tempos de guerra e crise nacional, ele se aventura para cumprir seu destino recém-encontrado.                        

Clique aqui e assista ao trailer

est

 

                                                                                                          

O Salão de Huda

Huda´s Saloon. Palestina, Egito, Catar, Países Baixos. 2021. Ficção. 90 min. 12 anos.

Direção e Roteiro: Hanny Abu-Assad

Fotografia: Ehab Assal, Peter Flinckenberg

Produção: H & A Productions, Cocoon Films, Doha Film Institute, Film-Clinic, KeyFilm, Lagoonie

Film Production, MAD Solutions, Philistine Films.

Elenco: Ali Suliman, Maisa Abd Elhadi, Samer Bisharat, Omar Abu Amer, Kamel El Basha, Manal

Awa.

Reem, uma jovem mãe casada com um homem ciumento, vai ao salão de Huda em Belém. Mas essa visita comum se complica quando Huda, depois de ter colocado Reem em uma situação vergonhosa, a chantageia para que ela trabalhe para o serviço secreto dos ocupantes e, assim, traia seu povo.         

Clique aqui e assista ao trailer

huda

 

Sharaf INÉDITO     

Sharaf. Tunísia, Alemanha, França, Luxemburgo. 2021. Ficção. 95 min. 12 anos

Direção: Samir Nasr

Roteiro: Sonallah Ibrahim

Direção de Fotografia: Darja Pilz

Produção: Silvana Santamaria

Elenco: Ahmed Al Munirawi, Fadi Abi Samra, Khaled Houissa, Ridha Boukadida, Tawfik Bahri

Baseado no famoso romance de Sonallah Ibrahim, é a história de um "Cândido" moderno em um mundo árabe distópico. Ele é um dos milhões de pobres que anseiam por um futuro melhor. Quando ele mata um homem em legítima defesa, precisa acordar de seus sonhos de riqueza e consumo. O microcosmo da prisão espelha a complexa situação das sociedades árabes que vivem sob ditadura e pobreza, dependentes de um sistema econômico global injusto. Sharaf decide alcançar seu próprio avanço social atrás das grades da prisão. Mas ele terá que pagar um preço muito alto por isso.                                                                                              

Clique aqui e assista ao trailer 

sha

 

Uma Emergência Banal INÉDITO

Une Urgence Ordinaire. Marrocos, Suíça. 2018. Ficção. 85 min. Livre.

Direção: Mohcine Besri

Roteiro: Mohcine Bersi e Cécile Vargaftig

Produção: Elisa Garbar, Lamia Chraibi, Michel Merkat

Elenco: Rachid Mustapha, Fatima Zahra Banacer, Youssef Alaoui, Saïd Bey, Ayoub Layoussifi.

Driss e Zarha deixaram sua vila de pescadores para levar seu filho de 6 anos, Ayoub, ao pronto-socorro do hospital público de Casablanca. Eles encontram Houcine, irmão de Driss, com quem estão brigados há anos. O médico diagnostica um problema no cérebro de Ayoub que requer intervenção urgente. É o início de uma jornada dolorosa que levará todos até o fim de si mesmos. Até onde eles irão para salvar Ayoub?

Disponível apenas online, na plataforma do Sesc

Clique aqui e assista ao trailer

emer

 

 

 

Serviço:

17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Onde: CineSesc – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César - São Paulo | telefone: (11) 3087-0500 | sescsp.org.br/cinesesc

Sesc Digital: sescsp.org.br/cinemaemcasa

Abertura: 31 de agosto, às 20h, com o filme “Caixa de Memórias” (os ingressos devem ser retirados gratuitamente com até uma hora de antecedência na bilheteria).

Em cartaz: de 1 a 7 de setembro

Programação: https://mundoarabe2022.icarabe.org/

Mais informações: www.icarabe.org

Ingressos

Segunda a domingo R$ 24 (inteira); R$ 12 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 8 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes).

Formas de pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito.

Acessibilidade para cadeirantes e obesos.

Capacidade: 273 lugares

Programação completa no site mundoarabe2019.icarabe.org

Realização: Instituto da Cultura Árabe

Correalização: Sesc São Paulo

Patrocínio: Casa Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira) e Instituto do Sono

Apoio: Unifesp|Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade|Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CineFértil