Mulheres da imigração árabe serão tema de painel

Qua, 23/11/2022 - 00:50
A historiadora Heloisa Abreu Dib Julien falará sobre o papel da liderança feminina árabe no Brasil nesta quinta-feira (24) durante mesa do 2ª Seminário Internacional Mulheres e Democracia, na capital paulista.

As características da imigração sírio-libanesa no Brasil e a força das suas mulheres serão assunto de um painel no 2ª Seminário Internacional Mulheres e Democracia, que ocorre nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25) na capital paulista. A historiadora e pesquisadora Heloisa Abreu Dib Julien (foto acima), coordenadora do Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Árabe no Brasil, abordará o tema no painel “Mulheres, Imigração e Instituições”, no primeiro dia do evento, às 10h.

A mesa terá a coordenação da historiadora Monique Sochaczewski e nela Heloisa falará de algumas características da imigração sírio-libanesa no Brasil, retratando a situação das mulheres destas comunidades na família e na sociedade. Ela mostrará como foi o início da fundação de entidades filantrópicas, culturais e comerciais ligadas aos árabes imigrantes e seus descendentes no Brasil e a força da imprensa no desenvolvimento desse grupo.

Mulheres da coletividade árabe tiveram papel importante na fundação e liderança de entidades filantrópicas voltadas, inicialmente, ao atendimento aos imigrantes e, logo em seguida, à população de São Paulo, tais como Associação Beneficente A Mão Branca de Amparo aos Idosos, Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa – Creche Adélia Cury, Lar Sírio Pró-Infância, HCor – Sociedade Beneficente Síria, Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês e Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância.

Heloisa conta que nomes de mulheres fortes e destemidas, tais como Adma Jafet, Adelia Cury, Salua Atlas, Madre Maria Ruman, Nabiha Abdalla Chohfi, Mariam Dib, Violeta Mograbi e Corgie Assad Abdalla serão lembrados no painel. O projeto que a palestrante coordena resgata e digitaliza peças com memórias dessa imigração árabe no Brasil, tais como fotos e páginas de jornais, e é uma parceira da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Universidade Saint Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano.

O Seminário Internacional Mulheres e Democracia acontece das 8h30 às 12h nos dois dias, é presencial e gratuito. Os demais painéis serão “Análise dos 90 anos do direito ao voto das mulheres no Brasil”, “Violência Doméstica: enquadramento jurídico em Portugal”, “Divisão Sexual do trabalho, pandemia e home office” e “Mulheres e atividades de cuidado: precarização no trabalho produtivo e renda”. A realização é do Grupo de Pesquisa Mulheres e Democracia com apoio da instituição Unichristus.

Serviço:

Seminário Internacional Mulheres e Democracia
Dias 24 e 25 de novembro de 2022
Presencial e gratuito
Rua Itapeva, 538 – São Paulo – SP
Informações e inscrições aqui