Literatura| “A tatuagem de pássaro”: escritora iraquiana retrata mulheres iazidis sequestradas pelo Daesh

Qua, 23/11/2022 - 00:53
Publicado em:

 

Lançamento da Editora Tabla, obra da iraquiana Dunya Mikhail é finalista do International Prize for Arabic Fiction em 2021 e inédita no Brasil.

Um mundo em que mulheres não podem passar batom, homens não podem cortar o cabelo, todos são proibidos de ouvir música e ver televisão e meninas de nove anos são consideradas mulheres adultas, vendidas em mercados para quem oferecer mais dinheiro. Essa descrição do que parece ser uma distopia é a realidade vivida por aqueles que foram dominados pelo Daesh, nome pelo qual ficou conhecido o Estado Islâmico no mundo árabe, que dominou partes do Iraque e da Síria e que, neste romance, é chamado de “quadrilha”. 

Uma quadrilha que acredita estar “salvando” quem não segue os ditames do que, na sua visão, no mínimo distorcida, seria o Islã. O mais estranho nessa quadrilha é que não escondem seus crimes; pelo contrário, orgulham-se deles e os transmitem em vídeos pavorosos”, diz a protagonista Helin, mulher iazidi sequestrada e vendida como “esposa” para ser estuprada por membros do Daesh que ocuparam o norte do Iraque.

“A tatuagem de pássaro”, da autora iraquiana Dunya Mikhail, ainda inédito no Brasil, é um romance que narra a terrível e fascinante jornada de Helin, uma mulher iazidi que foi sequestrada  e mantida em cativeiro como escrava sexual pelo Estado Islâmico, no norte do Iraque. Graças a ajuda de um apicultor, Abdullah, Helin consegue escapar das garras da organização e tem como desafio refazer a sua vida. 

“Essa obra de ficção baseada em histórias reais permite que as pessoas conheçam essa tragédia por meio da arte, a literatura, que é uma forma de expressão que chega em nosso interior, nos afeta, e assim chama atenção para esse sofrimento, mas não só, para as vivências de um povo que no Brasil desconhecemos”, destaca a tradutora do livro Beatriz Gemignani

“A tatuagem de pássaro” é uma história sobre a perseguição cruel ao povo iazidi. Ao mesmo tempo, e com uma linguagem fortemente poética, o romance lança luz sobre a cultura e a tradição desse povo, sua imensa força e resiliência. O livro foi finalista do International Prize for Arabic Fiction em 2021.

Para conhecer o livro, acesse:
https://editoratabla.com.br/catalogo/a-tatuagem-de-passaro/

Sobre a autora:

Dunya Mikhail nasceu em 1965, em Bagdá, no Iraque. Formada em Literatura Inglesa pela Universidade de Bagdá e com mestrado em Literaturas Orientais pela Wayne State University, trabalhou como jornalista e tradutora, dedicando-se como escritora à poesia. Hoje é considerada uma das grandes poetas contemporâneas de língua árabe.

A tatuagem de pássaro, primeiro romance da autora, foi finalista do International Prize for Arabic Fiction em 2021. Em 1995, Mikhail deixou o Iraque e, depois de uma passagem pela Jordânia, mudou-se para os Estados Unidos, onde vive até hoje e leciona Língua e Literatura Árabes na Oakland University, em Michigan.

Em 2020, Dunya Mikhail recebeu o Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe.

Sobre a tradutora:

Bacharel e Mestre em Língua e Literatura Árabe pela Universidade de São Paulo, Beatriz trabalha como professora de árabe, tradutora e intérprete árabe-português. Estudou língua e literatura árabe no Marrocos, na Jordânia, no Omã, no Egito e na França. Integra o grupo de pesquisa Tarjama – Escola de tradutores de literatura árabe moderna, sob supervisão da Profa. Dra. Safa Jubran. Suas áreas de interesse incluem língua e literatura árabes, tradução literária e ensino de árabe como língua estrangeira

Sobre a editora Tabla:

A editora Tabla tem como foco a publicação de livros referentes às culturas do Oriente Médio e do Norte da África e seus ecos mundo afora. Com o objetivo de ressaltar os pontos de contato, percorrendo e construindo pontes culturais, nosso desejo é apresentar e representar essas culturas de forma autêntica, longe dos estereótipos.

Assim como as tamareiras, o projeto Tabla foi semeado muito antes de prover seus frutos. Cultivada há mais de 10 anos, foi somente em 2016 que as primeiras bagas brotaram.

“Tabla”, em árabe, significa “tambor”. E nosso propósito está intimamente ligado ao instrumento: fazer ressoar as culturas através da literatura, pelos mais complexos e variados ritmos, não tão distantes assim.

Ficha Técnica

Título: A tatuagem de pássaro

Autora: Dunya Mikhail

Tradutores: Beatriz Gemignani

ISBN: 978-65-86824-42-1

Projeto Gráfico: Cristina Gu

Encadernação: brochura

Número de páginas: 288

Edição: 2022, 1ª

Peso: 0,280 kg

Dimensões: 14 × 21 cm

--