Arab Latinos recebeu apoio de Conselho Executivo da Unesco

Sex, 02/06/2023 - 09:11
Publicado em:

O projeto Arab Latinos recebeu o apoio formal do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão aconteceu em assembleia que reuniu os países-membros da instituição e teve votação unânime em favor do projeto. A iniciativa foi criada pelo secretariado da Unesco e lançada em 2022, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.

O Arab Latinos celebra a diversidade e visa estreitar os laços entre as regiões e mapear o diálogo intercultural contemporâneo entre a América Latina e os países árabes. A proposta foi aprovada por aclamação na 216ª sessão da instituição.

O diplomata Sérgio Paulo Benevides, que faz parte da Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco, explicou o que esse ato representa. “Foi um apoio por aclamação, o que significa que todos os países do Conselho não apenas reconheceram, mas também celebraram a importância do Arab Latinos como foco de valorização da contribuição que os movimentos migratórios oferecem a diferentes sociedades, inclusive no sentido de estreitar os laços entre diferentes culturas”, disse o diplomata Benevides.

A votação também colaborou para reconhecer o potencial do projeto para a promoção do diálogo intercultural entre a América Latina e os países árabes. “Foi uma iniciativa da Câmara Árabe junto à Unesco que deu super certo. Dentro da nossa perspectiva de unir todos os árabes da América Latina para estudar e descobrir novos frutos dessa imigração na região, é uma atitude importante. O Brasil tem essa liderança na América Latina, e tem capacidade e credibilidade para tocar esse projeto adiante”, disse Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara Árabe.

Na prática, Benevides explicou que esse apoio dá um respaldo maior ao projeto, possibilitando que ele reúna mais recursos e esforços e o tornando mais visível. “O sucesso do projeto também depende de que ele mobilize as pessoas, de que as pessoas se envolvam nas atividades propostas. Enfim, ficamos muito contentes de ver que o Conselho Executivo apoiou tão fortemente o Arab Latinos”, concluiu o diplomata.

Para Geraldo Adriano Godoy de Campos, coordenador-científico do projeto e professor no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Sergipe, a iniciativa ter sido ratificada pelos países-membros em assembleia traz um peso a mais. “Isso significa um apoio político formal expresso agora. Isso é um outro grau de institucionalização, que se enquadra também na importância do diálogo intercultural”, disse ele.

Antes da assembleia do Conselho Executivo, Campos esteve com a delegação brasileira junto à Unesco, em 25 de abril, quando realizaram uma atividade para divulgar o Arab Latinos. O evento aconteceu na sede da Unesco, em Paris, e contou com a presença de autoridades e diplomatas, além de ações como uma exposição fotográfica com obras e construções do arquiteto Oscar Niemeyer no Líbano, além da exibição de um curta sobre a viagem de Dom Pedro II aos países árabes.