Rio de Janeiro recebe este mês Seminário Internacional Brasil-Líbano

Seg, 09/11/2015 - 00:21

Universidade Candido Mendes promove o encontro no dia 25 deste mês para discutir acontecimentos políticos no Oriente Médio e sua influência no cenário libanês.A Universidade Candido Mendes, no Rio Janeiro, sediará, no próximo dia 25, o I Seminário Internacional Brasil Líbano, com o objetivo de refletir sobre o panorama político e as mudanças pelas quais tem passado o Novo Oriente Médio, sob a perspectiva do Líbano e de seus imigrantes.

O evento, organizado pela instituição em parceria com o Instituto de Cultura Brasil-Líbano, a Universidade Saint-Esprit de Kaslik, do Líbano, e o Consulado Geral do Líbano do Rio de Janeiro, conta com palestras e mesas-redondas para mostrar trabalhos realizados sobre a região. Participarão, por exemplo, os professores da Universidade Fadi al-Ahmar e Melhem Chaoul, e o pesquisador e especialista nas relações Brasil-Líbano, Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da USEK, que lançou recentemente o livro “As viagens de Dom Pedro II – Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876”. 

“Existe um grande interesse nas temáticas sobre o Oriente Médio, incrementadas por fatores como o aumento da atuação militar brasileira em operações de paz internacionais”, afirma Katia Chalita, vice-presidente do Instituto de Cultura Brasil-Libano. “Outro fator que motiva a realização é a grande e considerável produção acadêmica sobre o Oriente Médio, com um número razoável de brasileiros produzindo pesquisas sobre a região, e ainda, sem a menor dúvida, a forte repercussão no mundo inteiro da movimentação de refugiados sírios. O Líbano já abrigou mais de um milhão de refugiados sírios”, disse.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para mais informações sobre inscrições e a programação, acesse: http://www.icbl.com.br/seminario/index.php

Exposição

O estudioso brasileiro Roberto Khatalab também irá participar, no dia 23, da Festa da Independência do Líbano no Consulado Geral do Líbano no rio de Janeiro. A celebração é apenas para convidados. Khatlab abrirá o evento como curador de sua exposição de fotografias antigas de imigrantes libaneses no Brasil, a Coleção Brasil-Líbano. “São fotos que mostram a história dos emigrantes, desde a chegada nos portos brasileiros até a sua adaptação na sociedade brasileira. Terá também uma parte de fotos de D. Pedro II, sua visita ao Líbano, sendo ele apresentado como pioneiro das relações entre o Brasil e o Oriente Médio. Haverá ainda documentos do Arquivo Nacional e do Consulado”, afirmou.

A exposição deverá ser exibida também no I Seminário Internacional Brasil Líbano no dia 25, mas a organização ainda não definiu o formato da exibição no evento.