Centro no Líbano faz concurso de poesia em português
Um concurso de poesia no Líbano irá homenagear os 152 anos da Batalha Naval de Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. A competição é promovida pelo Centro Cultural Brasil Líbano, pelo comando brasileiro da força-tarefa marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano e pela embaixada do Brasil em Beirute. As inscrições vão até o dia 12 de junho e o vencedor leva um iPad.
O estilo de poesia do concurso é o haicai. De origem japonesa, o haicai se caracteriza por poemas curtos. “É um estilo bem simples. O formato japonês tem uma rigidez, mas nossa proposta não é seguir esse padrão, mas um padrão adaptado para o Brasil”, explica Najua Bazzi, diretora do Centro Cultural Brasil Líbano. Veja ao final dessa matéria alguns exemplos de poesia haicai feita por brasileiros.
“A intenção do concurso é aproximar a comunidade civil dos militares. A ideia foi do adido cultural [da embaixada brasileira] Thiago Oliveira”, conta Bazzi. A Batalha Naval de Riachuelo é o mais importante confronto na Guerra do Paraguai, ocorreu às margens do rio Riachuelo, e deu o controle dos rios da Bacia do Prata à Tríplice Aliança.
A competição de poesia é aberta a qualquer pessoa acima de 14 anos residente no Líbano. Todos os textos devem ser inéditos e estar escritos em língua portuguesa. Além do Ipad, o vencedor da competição receberá um certificado emitido pela Marinha do Brasil. O segundo e o terceiro colocados do concurso receberão chocolates e uma menção honrosa.
Para a definição dos ganhadores serão analisados diferentes aspectos da poesia, como adequação do título ao texto, originalidade e criatividade, qualidade das rimas e da linguagem poética e qualidade da língua portuguesa. O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação ocorrem no dia 15 de junho, às 19h.
Durante o período de inscrições para o concurso, o Centro Cultural Brasil Líbano irá promover duas oficinas preparatórias gratuitas, uma no dia 19 de maio e outra no dia 02 de junho, ambas das 18h às 20h. “Podem se inscrever quem quiser participar do concurso ou apenas se familiarizar com a poesia haicai”, destaca Bazzi.
Para quem quiser se inspirar e participar da competição, Bazzi lembra que, no Brasil, entre os principais expoentes da poesia haicai estão Paulo Leminski, Guilherme de Almeida, Afrânio Peixoto e Alice Ruiz. O edital completo do concurso pode ser solicitado pela página do centro no Facebook: www.facebook.com/Brasiliban. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 01-322905.
Veja alguns exemplos de poemas haicai:
“nuvens brancas
passam
em brancas nuvens”
Paulo Leminski
“Calor. Nos tapetes
tranquilos da noite, os grilos
fincam alfinetes”
Guilherme de Almeida