Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

12/08/2025

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Música e cinema»12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: espetáculo musical Al Mut’amid emociona o público e marca a história da cultura árabe no Brasil
Música e cinema

12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: espetáculo musical Al Mut’amid emociona o público e marca a história da cultura árabe no Brasil

 

Expressões de surpresa e admiração. O público aplaudiu, bateu palmas junto, emocionou-se. Foi assim que um sonho acalentado desde a fundação do Instituto da Cultura Árabe, há quase 14 anos, foi realizado na noite deste sábado, 12 de junho, quando a Sala São Paulo, no centro da cidade, recebeu o espetáculo “Al Mu’tamid Poeta-Rei do Al-Andalus – Uma viagem por dez séculos de música e interculturalidade”. O concerto é uma das atrações da 12ª da Mostra Mundo Árabe de Cinema, evento realizado pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) e pelo Sesc-SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo), com o copatrocínio da CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira), que termina nesta quarta-feira, dia 16 de agosto.

Com curadoria de Geraldo Adriano Campos, também curador da Mostra, o concerto marca ainda as comemorações dos 65 anos da Câmara. Um acontecimento histórico para a comunidade árabe no Brasil, para o cenário cultural de São Paulo e para a cultura em geral.

“A Mostra, em sua 12ª edição, vem há mais de uma década cumprindo o objetivo de estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe”, disse Gabriel Sayegh, vice-presidente do ICArabe, ao público antes do início do concerto. “De certa forma, retribui e agradece esse país maravilhoso que tão bem recebeu imigrantes de várias origens”, comemorou ele, que também agradeceu o apoio da CCAB, Frambas (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), Sesc-SP e Secretaria da Cultura do Governo do Estado.

“Dá-nos extrema satisfação, prazer e orgulho ver esse espetáculo aqui em São Paulo, no Brasil, lotado, com os ingressos esgotados e com a maior a público jovem”, afirmou, por sua vez, o presidente da CCAB, Rubens Hannun, sob aplausos. Ele ressaltou ainda o esforço para a realização do concerto da diretora cultural da entidade, Silvia Antibas, do vice-presidente administrativo da Câmara Árabe, Adel Auada, e do diretor executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes.

O concerto contou com 13 temas que tiveram como base poemas de Al Mu’tamid, considerado o mais brilhante poeta da região de Al-Andalus, como se chamava a Península Ibérica no século XI. As obras foram interpretadas por músicos de Portugal, Espanha e Marrocos, países que carregam a herança cultural da região.

Foi o primeiro espetáculo árabe na Sala São Paulo e a primeira apresentação do concerto no Brasil. César Carazo (voz e fídula), Eduardo Paniagua (voz, saltério e flautas), El Arabí Serghini (voz e percussão), Filipe Raposo (piano), Jamal Bem Allal (violino), Janita Salomé (voz e percussão) e Quiné Teles (percussão) foram responsáveis por encantar o público por duas horas, por meio de temas como “Ilusão – Muwashshaha de Al-Um’tamid”, feito a partir de poema amoroso do rei poeta. Além dos artistas internacionais, houve participação especial de três músicos brasileiros: Sami Bordokan, Claudio Kairouz e William Bordokan.

concerto
Concerto foi destaque na mídia

Em entrevista ao ICArabe, o artista português Carlos Gomes, idealizador do espetáculo, contou como a jornada rumo ao Brasil teve início e ressaltou o esforço de mais de dois anos. “Trabalhamos muito, Geraldo e eu, para isso acontecer. Foram dois anos de muitas tentativas frustradas, de muito trabalho, de muita mudança, cá e aí, de muita troca de emails, para chegar aqui” (leia aqui a entrevista completa: http://www.icarabe.org/musica/12a-mostra-mundo-arabe-de-cinema-musica-tem-uma-enorme-importancia-na-propagacao-da-paz-e-no ).

O curador Geraldo Adriano Campos também destaca o trabalho conjunto e a importância do espetáculo em uma época de tanta intolerância: “Foi o fruto desse sonho que o Carlos Gomes e eu começamos a desenhar dois anos e meio atrás e aconteceu graças ao apoio e à participação essencial da Silvia Antibas (diretora cultural da Câmara Árabe) e do Marcelo Lopes (diretor executivo da Fundação Osesp), que acreditaram no projeto. O espetáculo é necessário no momento que a gente vive. É baseado na história de um homem que foi um dos mais poderosos no século 11, mas o que sobrevive ao tempo não é o poder mas a arte. Não foi graças ao poder que celebramos este espetáculo, mas sim às poesias que ele foi capaz que produzir. A arte é o grande elemento que sobrevive a todas as coisas.”

Impressões do público

Francisco Miraglia, um dos fundadores do ICArabe, elogiou a realização do concerto. “Havíamos pensado em fazer atividades como essa, mas precisávamos de mais apoio externo na época”, conta ele, que foi o idealizador do Instituto, há 14 anos, quando vislumbrou a ideia da entidade promover um concerto árabe no país. “Há muitos músicos e orquestras espalhadas pelo Mundo Árabe, como no Líbano e na Tunísia. Trazer ao Brasil o espetáculo proporciona às pessoas um contato maior com um estilo de música que é diferente e que tem outras tonalidades e escalas diferentes do que estamos acostumados ouvindo Beethoven, por exemplo”, analisou.

“Foi muito bom e muito impressionante. A música conseguiu mobilizar todo mundo no final”, afirmou Nathanael Braia, editor de internacional do jornal Hora do Povo e autor do livro “O Apartheid de Israel”, sobre as palmas ritmadas do público durante os últimos temas do concerto. “Essa música, como diz o espetáculo, tem uma força muito grande, a força de uma cultura que é o berço da civilização, uma das grandes vertentes civilizatórias da humanidade”, falou sobre a cultura árabe.

“Foi simplesmente maravilhoso. Foi a integração das culturas espanhola, portuguesa e árabe. O som e os instrumentos foram fantásticos”, também disse Celia Sallum, que faz parte do departamento cultural do Esporte Clube Sírio e assistiu ao concerto com um grupo organizado de cerca de trinta sócios.

O 1º secretário do Instituto, Arturo Hartmann, elogiou o trabalho do curador do espetáculo e da Mostra Mundo Árabe, Geraldo Adriano Campos. “Temos que destacar o mérito do Geraldo para a coerência do espetáculo dentro da Mostra. Neste momento crítico que vivemos, politicamente, temos que demonstrar esses elos e conexões sem ignorar as questões políticas que os países árabes vivem hoje”, disse em relação ao tema do festival, “Territórios que nos atravessam”, sobre o fluxo de refugiados árabes e a xenofobia.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema termina nesta quarta-feira, dia 16. Para a programação completa, acesse http://www.mundoarabe2017.icarabe.org/

Encontro com convidados

Nesta segunda-feira, 14, a Mostra terá uma atividade especial: exibição dos filmes “Fora do Quadro: Revolução até a Vitória” e “Sanaúd: Voltaremos”, com participação de Rami Nihawi, Emir Mourad e Milton Barbosa.

“Arquivos e rastros do cinema palestino revolucionário” é o tema do encontro: a curadoria da Mostra Mundo Árabe exibirá conjuntamente dois filmes, um brasileiro (Sanaud: voltaremos, de Barros Freire) e um palestino (Fora de Quadro: Revolução até a vitória, de Mohanad Yakubi), buscando evidenciar as relações entre eles. Ambos tratam de um momento muito particular da história da produção imagética da Palestina: o período do cinema das organizações, ou cinema revolucionário, que atravessa o final dos anos 1960, toda a década de 1970 e o início dos anos 1980. Qual o papel do cinema e dos arquivos para um povo que enfrenta, simultaneamente, tentativas de apagamento simbólico e material? O que pode uma câmera perante a necessidade de narrar o esforço)de resistência à ocupação territorial?

Participarão Rami Nihawi (produtor do filme Fora de Quadro), Emir Mourad (Editor do Blog Sanaúd e ex-secretário geral da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil) e Milton Barbosa (Dirigente do MNU – Movimento Negro Unificado – e membro da delegação brasileira que visitou Yasser Arafat em 1980, cujo encontro é descrito no filme Sanaud).

 

 

 

 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Anterior12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema promove encontro com Rami Nihawi, Emir Mourad e Milton Barbosa após exibição dos filmes “Fora do Quadro” e “Sanaúd”, nesta segunda, dia 14
Próxima 12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: debate aborda o cinema revolucionário palestino
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

EVENTOS

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, 📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, dando continuidade ao curso do ICArabe, foi a vez da aula da profa. Dra. Muna Omran sobre “O 07/10 e os seus reflexos na queda de Bashar Al-Assad”.

Em outubro de 2023, o ataque do Hamas a Israel alterou profundamente o cenário geopolítico no Oriente Médio. Neste contexto, os rebeldes sírios aproveitaram tal conjuntura para avançar, explorando a fragilidade dos principais aliados de Bashar al-Assad: Irã, Rússia e Hezbollah, o que culminou com a sua queda em 8/12/2024.

🆕 Com a ascensão ao poder do líder do HTS (Hayat Tahrir Al Sham) Ahmad Al Sharaa, um novo cenário se desenha na Síria. O encontro teve por objetivo debater se Ahmad al-Sharaa representa uma possibilidade de mudança dentro do sistema sírio e geopolítico da região ou se estará fadado a ser apenas mais um peão no complexo jogo geopolítico do Oriente Médio.

🗓 As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto, com temas sobre os novos fronts de guerra e a nova ordem regional no Irã.

📲 Acesse o link para mais informações e inscrições: https://icarabe.org/cursos-e-palestras/curso-do-icarabe-abordara-a-questao-palestina-em-agosto-no-rio-de-janeiro-saiba-mais/
🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto! A 20ª Mo 🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto!
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil.

🎥 Destaque: Os Construtores de Alhambra – inédito no Brasil!

Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

🎙 A cerimônia de abertura terá a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de Os Construtores de Alhambra, que também participará no sábado, 16 de agosto, às 17h30, de sessão seguida de debate.

Programação:
📍 CineSesc – 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP – 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Saiba mais no site: https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
(link na bio)
Feliz Dia dos Pais! O ICArabe homenageia todos os Feliz Dia dos Pais! 
O ICArabe homenageia todos os pais que mantêm viva a tradição e transmitem valores de geração em geração.💚❤️
🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema v 🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema vai começar!

📍 A abertura será no CineSesc 🎥, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, com programação até 19 de agosto.

🎭 No CCBB SP, de 16 de agosto a 7 de setembro.

📌 Mais informações e programação completa no link na bio ou nos stories 

🔗https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
📚 Novo verbete no ar! Diáspora, por Oswaldo 📚 Novo verbete no ar! 

Diáspora, por Oswaldo Truzzi, é o 21º tema da série especial do ICArabe.

✔️Entenda como povos como palestinos, sírios e armênios mantêm suas culturas vivas mesmo longe da terra natal.

⬅️ Arraste para o lado e aprofunde seu conhecimento sobre o mundo árabe com conteúdo confiável e fundamentado.
🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos 🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos 🎞️ e produções que marcaram sua trajetória 🌍

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, em sua 20ª edição 🎉, terá abertura no dia 13 de agosto, no CineSesc, com o filme inédito “Tudo o que Resta de Você” 🎥. Até 19 de agosto no CineSesc e no CCBB, de 16 de agosto e 7 de setembro🏛️.

📢 Mais informações em breve!
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.