Encontro aconteceu no último sábado, 23 de agosto, após a exibição do longa Porta do Sol, em reflexão sobre memória, resistência e cultura árabe.
Com sala cheia, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo recebeu no último sábado, 23 de agosto, um intenso debate sobre o tema “Palestina: uma história de exílio e catástrofes”, dentro da programação da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. O encontro contou com a presença do escritor Milton Hatoum, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), e da professora Olgaria Matos, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Celebrando o vigésimo aniversário da Mostra, a idealizadora da iniciativa, Soraya Smaili, deu as boa-vindas ao público e ressaltou a importância do momento: “Nós não imaginávamos chegar aqui, vinte anos depois, e a Mostra ter se tornado tão significativa para todos nós e para a cultura da cidade de São Paulo. Dedicamos esta edição ao povo palestino que luta, que resiste, e por isso estamos aqui para conversar sobre este assunto”, afirmou.
Silvia Antibas iniciou a conversa destacando a parceria de longa data entre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e o ICArabe:“Mesmo sendo uma instituição de comércio, temos consciência da importância da divulgação da cultura árabe, que também contribui para a construção de pontes e diálogos”, salientou Silvia.
Ao agradecer o convite para o debate, Milton Hatoum sublinhou uma das provocações centrais do filme Porta do Sol: “Porque você ainda não morreu?”. Apesar de lançado em 2004, a produção segue atual diante dos ataques ao território palestino, segundo hatoum. “Ele fala sobre a morte, mas enquanto há narrativa e possibilidade de narrar, não há morte”, refletiu o escritor.
Olgaria Matos falou sobre o papel da Mostra para valorizar a cultura árabe no Brasil:“Nós temos uma colônia imensa árabe, a nossa importância na cultura brasileira é muito grande e há um grande desconhecimento disso. Então, essa Mostra é fundamental para que a gente possa conhecer outras maneiras de se relacionar entre as pessoas”, disse a acadêmica.
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema segue até 7 de setembro, com sessões no CineSesc e no CCBB, no Centro Histórico de São Paulo.
O próximo debate será neste sábado, 30 de agosto, das 16h às 17h, sobre “Desigualdades sociais no mundo árabe contemporâneo”, após a sessão do filme “Obrigada por Sonhar Conosco”, que terá início às 14h
Confira a programação aqui.