A Faculdade de Administração e de Ciências Comerciais – Usek, no Líbano, que tem em seu programa a Licenciatura em Turismo, Hotelaria e Gastronomia Internacional, curso em parceria com o “Le Cordon Bleu”, instituição fundada em 1895 em Paris (http://www.cordonbleu.edu), este ano recebe como professores convidados dois chefs brasileiros: Paulo Machado, presidente do Instituto Paulo Machado, em Campo Grande – MS (www.ipaulomachado.com.br), e Felipe Ribenboim, que realizam aulas magnas em gastronomia brasileira até 11 de dezembro.
A iniciativa é do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (CECAL-USEK – www.usek.edu.lb/CECAL), visando fortalecer o intercâmbio Líbano/América Latina em todas as áreas do saber e em nível acadêmico, para transmitir conhecimento e formar profissionais em temas latino-americanos no Líbano. O CECAL sempre trata os temas com as faculdades da Usek, segundo as temáticas, para a formação dos estudantes.
“O objetivo do CECAL na Usek é de incrementar o intercâmbio Usek-América Latina de forma prática, atingido os estudantes diretamente em sua formação, que serão os agentes futuros do que aprendem”, explica Roberto Khatlab, diretor do CECAL. “Sobre a temática gastronomia, na qual a América Latina tem grande riqueza, pretendemos divulgar a história da alimentação e gastronomia latino-americana como produto gastronômico e turístico, trazendo assim novos conhecimentos e experiências aos estudantes. Para iniciar, estamos apresentando a gastronomia brasileira, convidando o chef Paulo Machado, para nos apresentar teoricamente e com certeza também promover a degustação de pratos brasileiros que fazem parte do patrimônio imaterial da culinária do Brasil.”
O Líbano é um país onde se encontra a cozinha internacional, ressalta Khatlab. Assim como é comum encontrar no Brasil o quibe, a esfiha e o tabule, a iniciativa visa inserir a culinária brasileira no cotidiano dos libaneses, nos restaurantes, como já esta nas mesas dos “brasilibaneses” residentes no Líbano. “Um recentemente aberto restaurante brasileiro em Beirute, o Lisas, oferece a feijoada, a picanha, a coxinha e a empadinha”, conta o professor.