Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Diretoria ICArabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sufismo, por Gisele Fonseca Chagas

21/08/2026

Salamaleque leva ao palco neste sábado (22) memórias e tradições da cultura árabe

17/08/2026

Derrubando estereótipos: conheça a plataforma Comunicando a Palestina  

14/08/2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Diretoria ICArabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Educação»USEK promove palestra sobre intercâmbio acadêmico Brasil-Líbano
Educação

USEK promove palestra sobre intercâmbio acadêmico Brasil-Líbano

O Centro de Estudos e Culturas da América Latina – CECAL e o Instituto
de História da Universidade Saint-Esprit de Kaslik – USEK, em
cooperação com a Confederação das Entidades Líbano-Brasileiras (CONFELIBRA), organizou, no dia 14/10, uma palestra sobre intercâmbio acadêmico Líbano – Brasil, realizada pelo professor Paulo
Jorge Sarkis, consultor acadêmico e ex-reitor da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul.

O professor Paulo Sarkis é descendente de libaneses de primeira geração. Filho de Jorge Youssef Sarkis, nascido em Sarba, Líbano, em 1896, e que imigrou para o Brasil em 1919, em companhia de sua mãe Malaka, que veio ao encontro de seu esposo Youssef, que em 1904 imigrou para Santa Maria, RS. Paulo Sarkis nasceu em Santa Maria e formou-se em engenharia civil, com especialização em construção de pontes e desde 1966 dedica-se ao ensino. Foi reitor da UFSM por dois mandatos (1997 a 2005), época em que motivou o desenvolvimento de grupos de pesquisa e relações internacionais, entre elas com o Líbano, assinando convênios universitários entre UFSM e a Universidade Libanesa (UL) e a Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK).

Em fevereiro de 2006 houve a visita oficial ao Líbano do Ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad, cujo objetivo foi desenvolver o intercâmbio educacional, a cooperação entre as universidades, e a mobilidade de pesquisadores, professores e estudantes. Após o conflito armado no Líbano, o Ministério da Educação, junto com o Itamaraty, deu apoio à estutruração e recuperação de laboratórios científicos das escolas do Líbano, entre outros apoios educacionais.

Em 2007, o Ministro Haddad abriu o I Seminario Acadêmico Brasil – Líbano, realizado na UnB, em Brasília, com apoio do MEC, Capes e CONFELIBRA (e a cooperação de seu então presidente Dr. Charles Loutfi, e do professor Paulo Sarkis). Este seminário teve a participação das universidades libanesas – UL, USEK, Universidade Saint-Joseph (USJ), Notre Dame University (NDU) e Américan Beirut University (AUB). O resultado foi a inclusão do Líbano como país beneficiário de bolsas de estudo PEC-PG – Programa de Estudo Convênio – Pós-graduação. No mesmo ano, 2007, aconteceu a abertura de um Leitorado, ensino da língua portuguesa, na Universidade Libanesa, tendo como primeiro Leitor o professor Richard Araújo.

A palestra do prof. Sarkis, na Usek, em colaboração com CONFELIBRA e apoio do seu atual presidente, Dr. Habib Tamer Badião, contribuiu para incrementar esta relação, afinal ele foi um dos pioneiros a trabalhar pelo intercâmbio Brasil – Líbano. Esteve várias vezes no Líbano a título oficial (como reitor da UFSM) e particular, sempre na intenção de ser uma ponte acadêmica Brasil-Líbano. Na conferência, Sarkis apresentou o histórico das relações acadêmicas Brasil-Líbano, o Programa PEC-PG e a CONFELIBRA, da qual é coordenador do departamento acadêmico voltado para o apoio a pesquisadores, professores e estudantes que queiram vir ao Brasil e vice-versa.

O objetivo da CONFELIBRA é ser uma ponte, e agora está em contato com o Centro des Estudos e Culturas da América latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (CECAL-USEK), para fortalecer o elo acadêmico e outros setores entre os dois países. O CECAL dentro deste objetivo trabalha de forma constante com todos os países da América Latina para intercâmbios, sendo o unico centro que atua no Oriente Médio para divulgar a potencialidade deste continente junto aos estudantes e público em geral. A América Latina é a região que mais recebeu imigrantes árabes, o Brasil em particular, e portanto deve conservar mas também ultrapassar a fase de nostalgias em direção a algo real, com interecâmbios em todas as áreas, particularmente acadêmica, pois é a jovem geração que deve conhecer as duas regiões.

O CECAK-Usek procura mostrar a América Latina aos estudantes libaneses, que em geral, estão mais voltados para o contato com a Europa e América do Norte. Dentro desta iniciativa, o CECAL já promoveu vários eventos e um deles foi o Ciclo de Palestras de Política Externa da América Latina e Oriente Médio, palestras-cursos realizados pelos nove embaixadores da América Latina no Líbano.

Durante a palestra do prof. Sarkis, houve intervenções dos professores que participaram do I Seminário Acadêmico Brasil – Líbano em 2007, na UnB, entre eles o P. Karam Rizk, vice-presidente e Decano da Faculdade de Letras – USEK, P. Jean-Maroun Maghames, Diretor do Instituto de História da USEK, Dr Boutros Labaki, (USJ), Dr Melhem Chaoul, (UL) e Professor Roberto Khatlab, Diretor do CECAL-USEK e integrante do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE, representando a região 4 (Asia, Oriente Medio, Africa e Oceania).Estiveram presentes também professores, pesquisadores, estudantes e público em geral, entre eles o Dr. Carlos Edde, líbano-brasileiro, “Amid” (decano) do partido político libanês Bloco Nacional ; Dr. Emil Maacaroun, professor da Universidade Libanesa, Sr. Ramez Labaky, do Conselho de Cidadãos Brasileiros – CCB, Líbano e Sr. Toni Kaddissi, Diretor da União Cultural Libanesa no Mundo – ULCM.

Khatlab falou sobre o CECAL, centro multidisciplinar para promover o intercâmbio entre o Líbano e América Latina, reafirmando as palavras do professor Sarkis, que uma das condições importantes para se candidatar às bolsas de estudos no Brasil é saber a língua portuguesa. O Cecal promove um curso interno para os estudantes da Usek, e para o público em geral indica o Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute.

A Usek está de portas abertas e o CECAL-USEK poderá dar todas as informações e acompanhamento aos estudantes interessados em estudar no Líbano, como alguns têm feito.

Mais informações :
CECAL-USEK: www.usek.edu.lb (ver « Recherche » )
CONFELIBRA: www.CONFELIBRA.com.br

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorShow “Alaúde Brasileiro”, com Sami Bordokan
Próxima As perspectivas da relação política entre Brasil e Oriente Médio
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Editora Tabla promoverá minicurso gratuito sobre a “Casa da Sabedoria”

12/03/2026

Nota de pesar: Walid Khalidi, professor e historiador palestino

09/03/2026

Prêmio Carolina Bori da SBPC destaca protagonismo feminino na ciência brasileira

11/02/2026

EVENTOS

ICArabe participa de debate com o jornalista israelense Gideon Levy em São Paulo

I Seminário de Saúde das Populações Imigrantes, Refugiadas, Apátridas e Retornadas – 7 de agosto, das 8h30 às 18h – USP

Aula sobre Direito Internacional a partir do Sul Global – 22 de julho, às 19h – online

 Clube do Livro Tabla – Encontro de julho — dia 29/07, às 19h30

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sufismo, por Gisele Fonseca Chagas

Salamaleque leva ao palco neste sábado (22) memórias e tradições da cultura árabe

17/08/2026

Derrubando estereótipos: conheça a plataforma Comunicando a Palestina  

14/08/2026
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

#Repost @camaraarabebrasileira ... Novos palestran #Repost @camaraarabebrasileira
...
Novos palestrantes confirmados para a 5ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. No dia 25 de agosto, lideranças e especialistas se reúnem em São Paulo para debater temas estratégicos, compartilhar perspectivas e ampliar as oportunidades entre o Brasil e os países árabes. Ainda dá tempo de participar presencialmente ou acompanhar a transmissão online. Inscreva-se agora pelo site do Fórum. Link na bio!
🌙 O que é o Sufismo e por que essa tradição místic 🌙 O que é o Sufismo e por que essa tradição mística é tão importante na história do Islã?

✍️ No novo verbete do ICArabe, você conhece o Sufismo (tasawwuf), uma das principais vertentes místicas do Islã, marcada pela busca da experiência direta com o divino e por diferentes práticas, tradições e caminhos espirituais.

📚 De autoria de Gisele Fonseca Chagas, o verbete também destaca a presença do Sufismo na literatura e na cultura islâmica, com nomes como Rumi e Farid al-Din Attar.

🌍 A publicação integra a série especial de verbetes do ICArabe, criada para ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe, valorizar sua diversidade e contribuir para a desconstrução de estereótipos.

⬅️ Arraste para o lado e confira!
🇱🇧A Associação Cultural Brasil-Líbano promoverá em 🇱🇧A Associação Cultural Brasil-Líbano promoverá em setembro iniciativas para comemorar os 150 anos da viagem do imperador Dom Pedro II ao Líbano, entre elas, a exposição itinerante, que contará com a apresentação da bandeira e espada de D. Pedro II, cedidas pela Casa Imperial do Brasil, além da Rota da Viagem do Imperador ao Líbano, imagens do seu diário, depoimento sobre as cidades visitadas, além de outras imagens.

🔗Saiba mais em nosso site. Link disponível nos stories.
🎭 Salamaleque em cartaz! Neste sábado, 22 de agos 🎭 Salamaleque em cartaz!

Neste sábado, 22 de agosto, às 16h, o Complexo Cultural Oswald de Andrade recebe o espetáculo “Salamaleque”, da Cia Teatral Damasco.

Fruto de cinco anos de pesquisa sobre a cultura árabe, a peça parte das cartas de amor trocadas pelos avós da atriz Valéria Arbex na década de 1930. Entre memórias, histórias de família e sabores, “Salamaleque” proporciona uma experiência teatral sensorial e intimista.

📅 22 de agosto, às 16h
📍 Complexo Cultural Oswald de Andrade
🎟️ Ingressos distribuídos 1h antes, no local (máx. 2 por pessoa).
🔞 Classificação: 14 anos
📽A 21ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pel 📽A 21ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) e pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, será realizada de 2 a 8 de setembro, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo). A programação apresenta 9 filmes, todos inéditos. A abertura será no dia 2, com o filme “Calle Málaga, de Maryam Touzani.

🔗Saiba mais em nosso site. Link disponível nos stories.

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp
📚 Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançou edital 📚 Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançou edital para editoras estrangeiras interessadas em publicar no exterior obras de autores brasileiros. 

🔗 Saiba mais em nosso site. Acesse o link disponível nos stories.

@anbanewsagency
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.