Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Refugiado

22/07/2025

Memoricídio

21/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»História»Museu guarda diários de viagem de imperador ao Oriente
História

Museu guarda diários de viagem de imperador ao Oriente

Dom Pedro II viajou ao Egito, Líbano, Síria e Palestina e deixou suas impressões registradas em cadernetas. Elas são mantidas pelo Museu Imperial e o conteúdo pode ser acessado pelo site da instituição.

O Museu Imperial, que fica na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, guarda em seu acervo um bem precioso sobre as relações do Brasil com o mundo árabe na época da monarquia. São os diários das viagens que o imperador Dom Pedro II fez pelo Brasil e mundo afora, entre elas para o mundo árabe. As cadernetas trazem relatos da ida do monarca ao Egito, em 1871, e depois ao Líbano, Síria, Palestina e novamente Egito, em 1876.

“O fascínio dele é o Egito. Ele deixa registrado isso em várias ocasiões”, afirma o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior. O diretor destaca também o entusiasmo de Dom Pedro II com a passagem pela Palestina. Júnior ressalta características do imperador que transparecem nos diários, como a curiosidade, a emotividade com o que observa, e o sarcasmo, em função de comentários críticos e humorados com o que vê.

“Depois de ouvir missa na igreja dos Franciscanos à qual só a pé se pode chegar por causa destas ruas que parecem galerias de formiga fui às Pirâmides de Gizeh. O caminho quase todo por alamedas de acácias, das quais muitíssimas trançam entre si as comas do verde o mais esplêndido é condigno vestíbulo de tão venerando monumentos”, escreveu Dom Pedro II em sua primeira viagem ao Egito sobre a visita às pirâmides de Gizeh.

Os relatos da primeira viagem ao Egito contam basicamente sobre a visita a locais históricos, com algumas observações carinhosas e outras bem humoradas sobre as pessoas e lugares com os quais o imperador se depara.

O diretor do Museu Imperial conta que as viagens ao Oriente Médio não foram missões de estado, mas sim pessoais. Tanto que Dom Pedro II fazia questão de se registrar nos hotéis como Pedro de Alcântara e não como o imperador brasileiro. Júnior lembra que o monarca fez a primeira viagem ao exterior no ano de 1871, quando já estava na meia idade, após ter lido muito sobre os países e estudado outros idiomas.

“Às 7 e quase ¼ estava em El Arosieh (Betânia). Poucos árabes. Atravessei a aldeia para ir ao túmulo de Lázaro aonde cheguei depois de passar quase deitado de barriga para baixo por um buraco que abre para o vestíbulo de onde se descem 5 degraus, havendo até esse 27”, descreve o imperador no dia 27 de novembro de 1876, já na segunda viagem ao mundo árabe, sobre sua passagem pelo local onde fica o túmulo de Lázaro, personagem bíblico que teria ressuscitado. O local fica na atual Cisjordânia ocupada.

Nos diários da segunda viagem ao mundo árabe o imperador também se detém bastante nos locais históricos que visita, mostrando bastante conhecimento a respeito deles e fazendo algumas observações, ora analíticas, ora engraçadas. “Desde que iniciei a navegação pelo Nilo, acima e próximo de Assuan, não escutei outra coisa senão a exclamação – veja um crocodilo! – que não consegui enxergar e apenas entrever, rapidamente, três destas feras, empalhadas grosseiramente”, escreve ele na segunda passagem pelo Egito, em 1876.

No total, o arquivo do Museu guarda 47 cadernetas de viagem. Também há desenhos feitos pelo imperador em algumas, entre elas a do Egito. O material escrito não está exposto no Museu, em função do desgaste que pode sofrer o papel, mas seu conteúdo pode ser acessado pelo site da instituição. (veja link abaixo). Os relatos de viagem já foram assunto de um livro com CD produzidos pelo Museu Imperial na década de 1990, que estão esgotados, e também temas de exposição. Uma delas chamou-se “O Imperador Viajante” e percorreu 12 localidades no Brasil visitadas pelo imperador Dom Pedro II.

Júnior conta que dentro dos próximos dois anos deve ser publicado novo material com base nos diários de viagens e que o Museu Imperial planeja outra mostra sobre o tema. Nos materiais que estão expostos no museu há alguns objetos de viagens, mas eles são principalmente referentes aos deslocamentos do imperador pelo Brasil e estão inseridos em ambientes da casa, sem identificação específica das viagens.

O Museu Imperial foi criado em 1940 e está instalado na casa ou palácio de verão do imperador Dom Pedro II. No local onde ela foi construída ficava a Fazenda do Córrego, comprada por Dom Pedro I com o intuito de fazer da região um caminho mais curto do Rio para Minas Gerais, sem ter que passar por São Paulo. Dom Pedro I tinha o sonho de construir ali uma casa de verão, que se chamaria Palácio da Concórdia, mas acabou não fazendo. Recebendo a fazenda como herança, Dom Pedro II realizou o sonho do pai e construiu a casa.

A cidade de Petrópolis, então, se formou ao redor do palácio. Com a Proclamação da República, a casa foi comprada pelo estado e transformada em escola. No governo de Getúlio Vargas, com a valorização de tudo o que era nacional, ela virou em museu para abrigar peças referentes à monarquia. Parte dos materiais veio de outras instituições, mas a maioria é do acervo de Pedro de Orléans e Bragança, neto de Dom Pedro II.

O conjunto documental das viagens do imperador pelo Brasil e mundo recebeu no ano passado a nominação para o Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Crédito das citações: Museu Imperial/Ibram/MinC

 

Serviço:

Diários de Viagem Dom Pedro II

Acesso ao arquivo do Museu Imperial

http://www.museuimperial.gov.br/component/content/article/134-arquivo-historico-pt/4349-instrumentos-de-pesquisa.html

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorEm São Paulo, membros do ICArabe debatem na USP sobre terrorismo, guerra e imperialismo
Próxima Cantora de samba é única brasileira selecionada para festival no Marrocos
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Vídeo: Os mouros e a Reconquista da Península Ibérica

17/12/2024

Sugestão de leitura: o Egito e a Comunicação na História da Filosofia

23/12/2022

‘Fábrica’ de vinho de 2.600 anos é desenterrada no Líbano

18/10/2020

EVENTOS

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Clube de Leitura da Editora Tabla: “Uma mulher estranha”, da autora Leylâ Erbil – 30 de julho – online

Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” – 11 de julho e 1 de agosto – São Paulo -SP

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

Ilan Pappe participará da Flip 2025 com debate sobre a Palestina

08/07/2025

ABPHE promove debate sobre Israel, genocídio, Irã e América Latina, com palestra de Bruno Huberman

06/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do 🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas e da FAMBRAS: Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe”, nos dias 06, 12 e 19 de agosto, das 9h às 10h30. O evento será online e gratuito, com tradução em 4 idiomas e certificado.

🔗 Inscreva-se pelo QR Code na imagem ou pelo link disponível nos stories.

@fambras 
@academy_halal
🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura 🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia 

A Aigo Livros promoverá o curso online Literatura Árabe da Ásia, que abordará a introdução à história dos países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica, a partir dos livros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, terças-feiras, das 19h às 20h30. 

Os encontros tratarão sobre o colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes. O curso será ministrado por Jemima de Souza Alves, pós-doutoranda em Letras na FFLCH-USP, com mestrado e doutorado na mesma universidade, tradutora do árabe e do inglês de livros como “Narinja”, de Jokha al-Harthi, “Ave Maria”, de Sinan Antoon, entre outros; integra o grupo de pesquisa “Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna”, sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran; e Paula Carvalho, historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Confira a programação do curso:

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (@editoramoinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (@todavialivros)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (@editoratabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (@editoratabla)

Para participar é necessário fazer uma contribuição de R$220,00, faça a sua inscrição no link da bio da @aigolivros. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias.
🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista n 🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro “Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina” está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. A indicação reconhece a relevância coletiva do trabalho que resultou na obra, organizada com o objetivo de reunir reflexões críticas sobre a Palestina e sua luta por autodeterminação.

Entre os autores e autoras que assinam os textos, estão os associados do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)Milton Hatoum (benemérito), José Arbex e Salem Nasser. Também participam da publicação Reginaldo Nasser,  Soraya Misleh, Safra Jubram e outros pesquisadores, jornalistas e ativistas comprometidos com o tema. O conjunto de artigos busca contribuir para o debate público sobre a realidade palestina, reforçando a urgência de interromper o genocídio em curso e a necessidade de fortalecer a solidariedade internacional com o povo palestino.

A obra foi publicada pela Editora Elefante, com edição de Tadeu Breda.

@sorayamisleh 
@salemhnasser 
@reginaldonasser 
@miltonhatoum_oficial
@josearbex
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.