Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

12/08/2025

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Imigração»Amrik, uma exposição das raízes árabes na cultura sul-americana – de 9 de agosto a 17 de setembro de 2006
Imigração

Amrik, uma exposição das raízes árabes na cultura sul-americana – de 9 de agosto a 17 de setembro de 2006

O Icarabe, em um projeto grandioso de divulgação da cultura árabe, trouxe a São Paulo a exposição de fotos “Amrik – A Presença árabe na América do Sul”. Durante mais de um mês, o público pôde conferir o trabalho de 21 fotógrafos que montaram uma visão geral do que uma das culturas mais antigas da história da humanidade legou, e lega, ao continente sul-americano; os costumes, as roupas, a literatura, a grafia que valoriza a arte, a arquitetura e, claro, as pessoas. São fotos que trazem imagens da presença árabe no continente, em cidades como Salta, na Argentina, Cuzco, no Peru, Sucre, na Bolívia, Santiago, no Chile, e Manaus, no Brasil.

A cultura árabe tem suas características desenhadas no imaginário de populações do “Ocidente” e, quase sempre – por uma ilusão criada por preconceitos e fantasia literária -, de forma exótica e distante. Mas a cultura que vem da região do Oriente Médio conhecida como árabe está, na verdade, enraizada de forma visceral no continente latino-americano.

A exposição – originalmente criada pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro na ocasião da 1ª Cúpula Países Árabes-América do Sul – ganhou uma forma muito própria na realização do Icarabe. Além do destaque das fotos, expostas no salão da Galeria Olido, a mostra Amrik foi composta por uma exibição de filmes do acervo do Instituto, atividades culturais e debates que procuraram discutir e apresentar questões atuais a respeito da cultura árabe.

Além disso, o Dîwân de poesia e dança do Icarabe ganhou uma produção própria para ser apresentado na Amrik! A montagem foi coordenada por Lelia Maria Romero, Safa Jubran e Soraya Makhamara, e rememorou práticas de pessoas que se reuniam e sentavam juntas para falar e ouvir poemas. O espetáculo, através da poesia de árabes e brasileiros, mostraram a herança que as letras árabes legaram à América do Sul, tanto com a influência hispânico-andaluza quanto com aquela que chega com os imigrantes, sejam eles libaneses, sírios ou palestinos.

“Amrik era, no imaginário desses árabes, o destino muitas vezes desconhecido para a emigração, mas que trazia a possibilidade da construção de uma nova vida. ‘Amrik!’, diziam. Era a viagem que abria novas possibilidades”, explica Soraya Smaili, presidente do Instituto da Cultura Árabe.


Abertura Mostra Amrik

A abertura da Mostra AMRIK/Presença árabe na América do Sul, no dia 9 de fevereiro, apesar de estar em São Paulo, não deixou de se ligar a suas raízes, encravadas em grande parte nos territórios de Líbano, Síria e a ocupada Palestina.
A festa da abertura da Amrik, no entanto, apesar de um caráter de festa, não pôde ignorar a destruição da região. Naquele momento, estava em seu início os ataques israelenses ao sul do Líbano.

Cláudio Kairouz, no qânun, e Samir Souri, no derbacke, tocaram músicas tradicionais de Líbano e Palestina. O repertório usual dos músicos – “Eu amo o Líbano” (Bihebak ya Libnán), Nassan Aleina el Haua (algo como “o vento soprou sobre nós”, “o vento nos leva de volta”) e “Volte a reconstruir o Líbano” (Rejea itaamer Libnán) – parecia feito especialmente para os tempos atuais. No entanto, os temas e a apresentação musical apenas nos lembraram que o Líbano já passou por outros tempos em que parecia que seria destruído. Como lembrou Cláudio antes da última canção, “tentam destruir seguidamente esta cultura, mas ela existe há milênios e ninguém conseguiu ou conseguirá acabar com a sabedoria e a riqueza da cultura árabe”.

Soraya Smaili, presidente do Instituto da Cultura Árabe, então, fez a abertura oficial do evento e expôs a importância e os objetivos da mostra. “Com esta mostra, vamos divulgar a enorme influência que a cultura árabe tem e teve junto à sociedade brasileira, especialmente na cidade e no Estado de São Paulo, onde se concentrou o maior contingente da imigração árabe no nosso país”. Ela lembrou que, aqui, esses imigrantes e seus descendentes transferiram seus costumes, hábitos e muito de sua cultura para o Brasil.

Ainda na abertura, falou o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, José Roberto Sadek, “principalmente como representante da secretaria de cultura, mas também como um descendente de árabes”. Ele havia visto a mostra em Brasília e lá descobriu, em uma das fotos, um parente distante de sua mãe que vivia no Uruguai. “Estive em Brasília durante a Cúpula Países Árabes-Sul-americanos, pude ver a exposição lá e em uma das fotos vi um parente distante, um primo de minha mãe. Comprei o catálogo e mostrei para ela. Ela me disse, ‘mas a exposição poderia vir para cá’. Agora, na parceria do Instituto da Cultura Árabe com a secretaria de Cultura e a Imprensa Oficial, ela está em São Paulo”.

O geógrafo Aziz Ab´Saber, professor emérito da USP e presidente de honra do Instituto da Cultura Árabe, fez, em 1997, o caminho inverso de seu pai e visitou Líbano e Síria. Queria conhecer a terra de Nacib Ab´Saber. “Uma das coisas mais maravilhosas é viajar para conhecer outras culturas, as músicas, as manifestações. Minha viagem ao Líbano me abriu os olhos. Por isso, estou em desespero com os acontecimentos desse novo sistema que se levanta, desse novo fascismo contra o Líbano. E aí me lembro de meu pai, que atravessou o mediterrâneo para buscar meu avô e veio parar no Brasil. Lembro da história de meu pai. Lembro dessa história com muita sentimentalidade. Me lembro do Líbano, da Síria e da Palestina e escrevo no meu caderninho o nome dos maiores cretinos desse começo de milênio”.

O sentimento dos imigrantes, de descendentes e de brasileiros que aprenderam, e aprendem, com a história dos árabes, de sua vinda ao Brasil e com suas contribuições a nossa cultura se assemelha ao de Aziz. Os retratos dos imigrantes – resignados, de cabeça baixa, sérios, tristes – poderiam ser fotos do presente. “Quase sem percebermos, esta mostra trouxe-nos um outro objetivo, o da afirmação de uma identidade cultural, em uma sociedade que a acolheu e a absorveu perfeitamente, a sociedade brasileira. Esta afirmação torna-se mais do que necessária no momento em que tantas agressões estão sendo vistas, inclusive a monumentos históricos e culturais do Líbano, tal como ocorreu nos bombardeios a Baalbek. Infelizmente, não foram somente monumentos que foram destruídos, mas também vidas humanas e estruturas básicas e fundamentais de um país soberano. Por esta razão, não poderíamos deixar de mostrar toda nossa solidariedade e a Amrik também se engaja na campanha de ajuda humanitária ao Líbano e Palestina. Não poderíamos deixar de prestar uma homenagem às centenas de civis, entre eles crianças que morreram nos últimos ataques ao Líbano”, afirmou Soraya. Aí, fez-se um minuto de silêncio. Mas as culturas árabe, libanesa e palestina insistem em não se calar. E a Mostra Amrik foi uma boa chance de ouvi-las.


PROGRAMAÇÃO:

Dias 9, 16 e 30 de agosto – Mabruk!, Nour el Raim e Entreventres fizeram exibições de danças da região, como a dança folclórica síria e do ventre.

Debates:

26 de agosto – a jornalista Mona Anis, editora cultural do jornal egípcio Al-Ahram Weekly, falou sobre a cobertura da mídia internacional sobre o Oriente Médio e também da imprensa dos países árabes, em mesa coordenada por Francisco Miraglia.

27 de agosto – a escritora Afaf el-Sayyed debateu a questão feminina no Oriente Médio contemporâneo,em mesa coordenada pelo professor de literatura Mamede Jarouche.

2 de setembro – após a exibição do filme “O povo brasileiro – a matriz lusa”, de Darcy Riberio, o geógrafo e professor-emérito da USP, Aziz Ab´Saber, deu a palestra “A Importância da Imigração Árabe no Brasil”.

Mostra de Cinema – apresentação dos filmes “Selves and Others: a portrait of Edward Said”, um documentário sobre o intelectual palestino Edward Said, morto em 2003; “Escritores nas fronteiras” , de Samir Abdallah e José Reynes, história da visita de oito renomados escritores ao poeta exilado Mahmud Darwish; “Sendo Ossama” , também documentário, dos diretores Mahmoud Kaabour e Tim Schwab, trata das mudanças nas vidas de cinco descendentes de árabes, que vivem nos EUA e no Canadá, após o 11 de setembro; “Sob o Céu do Líbano” e “A grande Viagem” .

Edição especial do Dîwân de poesia e dança para a Amrik. A montagem, coordenada por Lelia Maria Romero, Safa Jubran e Soraia Makhamara, rememora práticas de pessoas que se reuniam e sentavam juntas para falar e ouvir poemas.

Coordenação:
Lygia Rocco
Francisco Miraglia
Carlos Madi
Gabriel Bonduki

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Próxima O ciclo que deu início às atividades do Instituto da Cultura Árabe
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Representantes de comunidades descendentes de imigrantes serão homenageadas em cerimônia na Alesp, nesta segunda, 7 de novembro

05/11/2022

Assista ao webinar da Câmara Árabe e da Casa Árabe para celebrar o Dia Nacional da Comunidade Árabe

25/03/2021

ACNUR e Pacto Global lançam plataforma de Refugiados Empreendedores

08/02/2021

EVENTOS

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, 📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, dando continuidade ao curso do ICArabe, foi a vez da aula da profa. Dra. Muna Omran sobre “O 07/10 e os seus reflexos na queda de Bashar Al-Assad”.

Em outubro de 2023, o ataque do Hamas a Israel alterou profundamente o cenário geopolítico no Oriente Médio. Neste contexto, os rebeldes sírios aproveitaram tal conjuntura para avançar, explorando a fragilidade dos principais aliados de Bashar al-Assad: Irã, Rússia e Hezbollah, o que culminou com a sua queda em 8/12/2024.

🆕 Com a ascensão ao poder do líder do HTS (Hayat Tahrir Al Sham) Ahmad Al Sharaa, um novo cenário se desenha na Síria. O encontro teve por objetivo debater se Ahmad al-Sharaa representa uma possibilidade de mudança dentro do sistema sírio e geopolítico da região ou se estará fadado a ser apenas mais um peão no complexo jogo geopolítico do Oriente Médio.

🗓 As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto, com temas sobre os novos fronts de guerra e a nova ordem regional no Irã.

📲 Acesse o link para mais informações e inscrições: https://icarabe.org/cursos-e-palestras/curso-do-icarabe-abordara-a-questao-palestina-em-agosto-no-rio-de-janeiro-saiba-mais/
🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto! A 20ª Mo 🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto!
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil.

🎥 Destaque: Os Construtores de Alhambra – inédito no Brasil!

Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

🎙 A cerimônia de abertura terá a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de Os Construtores de Alhambra, que também participará no sábado, 16 de agosto, às 17h30, de sessão seguida de debate.

Programação:
📍 CineSesc – 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP – 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Saiba mais no site: https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
(link na bio)
Feliz Dia dos Pais! O ICArabe homenageia todos os Feliz Dia dos Pais! 
O ICArabe homenageia todos os pais que mantêm viva a tradição e transmitem valores de geração em geração.💚❤️
🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema v 🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema vai começar!

📍 A abertura será no CineSesc 🎥, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, com programação até 19 de agosto.

🎭 No CCBB SP, de 16 de agosto a 7 de setembro.

📌 Mais informações e programação completa no link na bio ou nos stories 

🔗https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
📚 Novo verbete no ar! Diáspora, por Oswaldo 📚 Novo verbete no ar! 

Diáspora, por Oswaldo Truzzi, é o 21º tema da série especial do ICArabe.

✔️Entenda como povos como palestinos, sírios e armênios mantêm suas culturas vivas mesmo longe da terra natal.

⬅️ Arraste para o lado e aprofunde seu conhecimento sobre o mundo árabe com conteúdo confiável e fundamentado.
🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos 🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos 🎞️ e produções que marcaram sua trajetória 🌍

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, em sua 20ª edição 🎉, terá abertura no dia 13 de agosto, no CineSesc, com o filme inédito “Tudo o que Resta de Você” 🎥. Até 19 de agosto no CineSesc e no CCBB, de 16 de agosto e 7 de setembro🏛️.

📢 Mais informações em breve!
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.