Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

09/09/2025

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

08/09/2025

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

08/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Literatura»Livro de Raphael Karan retrata viagens ao redor do mundo sobre duas rodas
Literatura

Livro de Raphael Karan retrata viagens ao redor do mundo sobre duas rodas

Quando Raphael Karan foi demitido do cargo de administrador da empresa onde trabalhava, percebeu que era o momento de mudar de vida e realizar um sonho que alimentava desde a adolescência, vivida nos anos 1980: conhecer o mundo sobre duas rodas. Após ler um artigo sobre um colombiano que largou tudo para uma viagem pelo mundo em sua motocicleta, o ex-executivo aproveitou a primeira oportunidade e viajou de moto pela Europa. Apaixonou-se pelo asfalto e pela sensação de liberdade que o veículo oferece. E decidiu-se: viajaria pelos cinco continentes.

A aventura é contada ao longo de 336 páginas ilustradas com 120 fotos, que vão além dos roteiros turísticos: com linguagem simples e divertida, Raphael constrói sua narrativa envolvendo o leitor em sua viagem de descobrimento, na qual viveu experiências, durante oito anos, com diversas culturas, entre aborígenes australianos, hospitaleiros iranianos, místicos sadhus indianos e despossuídos africanos subsaarianos. A narrativa vai revelando, a cada nova parada, detalhes da jornada, como as dificuldades enfrentadas nas fronteiras e a forma como preparava suas motos para um  novo embarque.

Foram mais de 160 mil quilômetros rodados e 60 países visitados por Karan pelo Oriente Médio, Ásia, África, América do Sul, Central e do Norte, Europa e Oceania. “Uma das minhas preocupações neste livro foi propor uma reflexão também sobre os aspectos sociais de cada uma das civilizações por onde passei, sem deixar de mencionar as causas e os efeitos das muitas intervenções estrangeiras a esses povos”, explica o autor, que também é colunista da Revista OS.

Confira o depoimento de Raphael Karan ao ICArabe sobre momentos de sua  aventura pelo mundo:

A experiência no Oriente Médio 

O Oriente Médio povoa meus sonhos desde criança. Durante os almoços de domingo, meu pai, que nasceu em Baskinta, Líbano, punha na “vitrola” para tocar seus discos com canções árabes. Lembro-me das fotos das capas com camelos, pessoas com túnicas, mesquitas e tamareiras. O velho Nametalla, este era seu nome, nunca teve oportunidade de regressar ao seu país. Eu acabei fazendo isso por ele e por mim. Caso tivesse que usar apenas uma palavra para descrever o Oriente Médio, seria: hospitalidade! Na verdade essa característica pode ser observada desde que se cruza o Bósforo. Turquia, Irã (a hospitalidade corre nas veias deste povo), Síria (idem), Líbano, Jordânia são exemplos de países onde, mesmo não necessitando de auxílio, ele lhe é oferecido. Pessoas ao ver a bandeira do Brasil hasteada na traseira da moto paravam-me e convidavam a pernoitar em suas casas: “venha para minha casa, lá você poderá descansar, minha mulher lavará sua roupa e lhe fará comida”. Neste momento, outro que escutara a conversa disse: “Vá, seja seu hóspede”. Aquilo que eu entendia por hospitalidade, era elevado exponencialmente a um nível para mim desconhecido. Eu agora cruzava os desertos, conhecia as incontáveis ruínas das primeiras civilizações, apreciava a deliciosa culinária local e fazia contato com aquele povo tão amável.  Fui sim, a Baskinta ver as neves do Monte Sannin, que meu pai tanto contava, e achei numa igreja de pedra o livro que continha, há exatos 100 anos (foi em 2009), a certidão de batismo do meu saudoso pai.
 
Momento de maior tensão

Desde que atravessara o Estreito de Gibraltar, já havia cruzado 9 países africanos: Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Burkina Fasso, Gana, Togo, Benin e estava na Nigéria solicitando o visto no Consulado de Camarões, quando reencontrei um casal de sul-africanos que havia conhecido no Benim e que viajava num Land Rover. Ambos estavam muito assustados pela morte de um suíço que havíamos conhecido no Mali e viajava com sua esposa num enorme 4X4. Contraíra malária da pior espécie, aquela que ataca o cérebro e que, em poucos dias, se não tratada, pode ser letal, como foi. Conversamos demoradamente, fomos almoçar e após a retirada dos vistos combinamos de seguir viagem juntos, bem cedo, no dia seguinte. Voltei para a minha barraca onde estava acampado e não sei se fiquei sugestionado com a trágica história do suíço, mas o fato é que comecei a sentir uma leve dor de cabeça, algo que dificilmente tenho. Sintoma básico de malária. No dia seguinte, ao acordar, me sentia absolutamente fraco e mal podia ficar em pé. Fui a um hospital público e o diagnóstico foi que havia contraído não só malária, mas também tifoide (febre), consequência de ter cozinhado e também bebido água, apesar de fervida, de um poço no Benin.

Momentos marcantes

Neste período de viagem, ocorreu a dissolução do meu primeiro casamento, o falecimento de minha mãe, o final da minha carreira profissional como executivo e a dor da saudade dos familiares e pessoas do meu convívio. Porém, jamais teria conhecido habitantes locais de países tão longínquos, culturas tão diversas, experiências tão enriquecedoras, se houvesse optado por estar no conforto e segurança do meu lar e do meu trabalho. O balanço final é extremamente positivo e a sensação de realização é plena. Se soubesse que o resultado final seria esse, teria partido antes. Mas essa é a magia dos sonhos e das decisões. Optarmos pelo incerto, acreditando que há uma chance de concretizarmos nossos sonhos, nos faz tirar os planos da gaveta e colocá-los em prática. Tantos escritores nos dão seu exemplo de vida, mostrando que o sonho é possível e que as oportunidades devem ser criadas por nós e não dadas à revelia da sorte. Assim como eu fui inspirado por eles décadas atrás, gostaria também que o “Projeto 5 Continentes” fosse exemplo de sonho materializado para tantas pessoas que têm planos de tirar seus sonhos da prateleira e pô-los em prática.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Projeto 5 Continentes – Uma Viagem de Descobertas Pelos Confins da Terra” (Editora RV- Richard Veiga)

Quando: dia 5 de novembro, terça-feira, das 18h30 às 21h30, com talk show às 20h

Onde: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros.

O livro “Projeto 5 Continentes – Uma Viagem de Descobertas Pelos
Confins da Terra” está disponível nas livrarias ou pelo site
www.raphaelkaran.com.br

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorDanças do Oriente – Show de Gala
Próxima Marach: combinação de sabores árabes e armênios com receitas de família
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Ilan Pappe participará da Flip 2025 com debate sobre a Palestina

08/07/2025

Editora Tabla abre pré-venda de “O país sem sombra”, de Abdourahman A. Wabe

27/05/2025

Editora Tabla lança “Batriq, o pinguim perdido”, livro infantil da autora Huda Al Chuwa

07/05/2025

EVENTOS

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O holocausto palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino: sessão de cinema no MIS – 22 de agosto, às 19h30

Notícias

ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

08/09/2025

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

05/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da 🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@nataliacalfat
🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove ativi 🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@larsirio
🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São P 🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD), está com inscrições abertas para participação na votação virtual das Eleições do Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) – Biênio 2025-2027.

🔗 Saiba mais em nosso site, clique no link disponível nos stories.
📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 20 anos de realização nesta edição.
Agradecemos ao público que prestigiou os filmes e debates no CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil. Até 2026!

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite o último dia!

🗓 Domingo, 7 de setembro

🎥 15h | "Xoftex"
Sinopse: Dois irmãos sírio-palestinos vivem em um campo de refugiados na Grécia. Enquanto aguardam asilo, filmam esquetes cômicos e sonham com a Suécia. Um retrato tocante da juventude em exílio, entre zombaria e desespero.

📍 CCBB SP 

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite os últimos dias!

🗓  Sábado, 6 de setembro

🎥Logo mais, às 15h | Beirute Ocidental 
Sinopse: Após os bombardeios israelenses no Líbano, uma mulher convence um taxista a levá-la pelo país em busca do filho. Um road movie em meio às ruínas da guerra.

🎥 17h | "Os construtores de Alhambra" 
Sinopse: Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

📍 CCBB SP – até 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.