Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Malês, por Fernanda Pereira Mendes

02/10/2025

Festa do Imigrante, 27 e 28 de setembro

27/09/2025

Espanha e Itália anunciam envio de navios para proteger flotilha humanitária rumo a Gaza

26/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Religião»Artigo: Desmistificando o Islã – Fatalismo
Religião

Artigo: Desmistificando o Islã – Fatalismo

 

No artigo anterior desta série Desmitificando o Islã (leia aqui), dissemos serem muitos no Ocidente, e entre nós no Brasil, aqueles que reduzem o Islã a poucas noções, entre as quais: fanatismo, fatalismo, poligamia. Lá discutimos o Fanatismo, aqui o Fatalismo e, futuramente, abordaremos a Poligamia.

O homem ocidental moderno caiu em tal niilismo que o distanciou muito do seu semelhante muçulmano. Este, o verdadeiro muçulmano, coloca-se diametralmente numa posição oposta à revolta e à contestação. O muçulmano tem consciência de ter sido criado por Deus, que nele soprou seu espírito e encarregou-o de ser seu testemunho, seu representante na terra, seu lugar tenente, seu vigário (em árabe: khalifa) neste mundo, e no homem depositou uma responsabilidade (no árabe: amána) e o ser humano ousou aceitá-la, tal como consta do Livro Sagrado quando diz: “Por certo, Nós expusemos a responsabilidade aos céus e à terra e às montanhas; então recusaram encarregar-se dela, e, dela, se atemorizaram, enquanto o ser humano encarregou-se dela. Por certo ele é muito injusto e muito ignorante” (Corão XXXIII:72).

Este depósito traz em seu bojo uma dúvida por depositar no homem a liberdade de escolha entre o bem e o mal, a verdade e o erro, a submissão e a revolta, entre o céu e o inferno.

Fatalismo é a doutrina que atribui tudo à fatalidade e não deixa nada ao livre arbítrio e a dúvida que o fatalismo traz é que o ser humano tem livre escolha em seus atos, mas isto não significa que ele não esteja inexoravelmente submetido ao que foi de conhecimento antecedente do Criador, o Deus abraâmico das três religiões monoteístas. Não há dúvida quanto a isto e o Corão e o Hadith (do árabe: conversação, narração do Profeta Muhammad) o confirmam, como veremos a seguir.

A predestinação está no Corão: “Dize: ‘Nada nos alcançará senão o que Deus nos prescreveu. Ele é nosso Protetor’. E que os crentes, então, confiem em Deus” (IX:51). Este versículo não diz que Deus mandou suas criaturas agirem desta ou daquela forma, Ele apenas oferece a sua proteção e o que Ele prescreveu foi aquilo que era do seu conhecimento primordial.

Já o Profeta disse a seus companheiros: “Entre vós, não há nenhum cujo lugar não tenha sido predestinado por Deus quer no céu ou quer no inferno”. Os companheiros disseram: “Oh Profeta de Deus, já que Deus decidiu com antecedência quais eram nossos lugares, podemos nós nos repousar sobe esta certeza e renunciar a nossos deveres religiosos e morais?” Muhammad respondeu: “Não, porque o justo empreenderá boas ações e obedecerá a Deus e que o maldoso cometerá más ações”. De fato, o Corão diz claramente: “Por certo, este Corão guia ao [caminho] mais reto e alvíssara aos crentes, que fazem as boas obras, que terão grande prêmio” (Corão: XVII:9) ou seja, confirmando as palavras do Profeta, as boas obras são premiadas e as más cobradas.

O resultado para o fiel é que cada um certamente achará que está entre os justos e procurará fazer o bem. Considerar O cumprimento de boas ações não pode ser considerado resignação e nem tampouco fatalismo e as más ações jamais poderão ser atribuídas ao desígnio divino.

O Corão é claro quando afirma: “Se bem fizerdes, bem fareis, a vós mesmos, e se mal fizerdes, será em prejuízo de vós mesmos” (Corão: XVII:7). É o livre arbítrio que terá suas recompensas ou castigos.

A noção de qadar (al-qadar: a fatalidade, a vontade de Deus) é um termo utilizado para designar o destino. Ele supõe e trás em si certo Livre Arbítrio (em árabe: al-machiät ul-hurra), como vimos acima nas palavras do Profeta Muhammad a seus companheiros, onde fica claro que há em qadar uma predestinação, mas ele trás também um sentido de medir ou decidir sobre quantidade e qualidade. O termo árabe é base para o qadar wa qadr que indicam as duas situações aplicadas pelo Islã: o fatalismo e o livre arbítrio.

Outra noção, a de maktub (do árabe: está escrito) não conflita com o que vimos acima, é nada mais que outra expressão na mesma direção.

No Islã, como também nas outras duas religiões monoteístas abraâmicas, Deus foi o Criador de tudo, inclusive obviamente dos humanos, e sendo Ele Omnisciente, Ele já sabia quando os criou as características que cada ser teria, como agiria e quais as consequências das ações do crente. Daí podendo ser deduzido que cada coisa que possa acontecer a uma pessoa é do conhecimento do criador e Ele conhece, sem relação ao tempo, o que acontecerá com o ser humano, sem que esta situação signifique que Deus manda alguém praticar o bem ou cometer o mal. A noção maktub, bastante conhecida no mundo não falante do árabe pode ser aplicada à de preguiça individual, à vontade de cometer o erro e querer atribuí-lo a outrem e nada tem com o com Deus, com seu Profeta ou com o Corão. Esta situação só serve de argumento para os inimigos do Islã e do muçulmano, pintando-o como entreguista, fatalista e acomodado. O muçulmano não deve rejeitar o Livre Arbítrio, a sua capacidade de ação e esquecer que ele, como criatura de Deus, trouxe consigo a faculdade da razão, sendo livre em escolher ações positivas ou negativas.

Fica assim evidente que o fatalismo, no Islã ou fora dele, tem limites e que todo ser humano deve evitar se entregar somente a ele; o ator é quem toma o caminho que escolher e é claro no Corão e no Hadith que Deus obviamente sabe o que vai acontecer, tanto sobre a ação quanto sobre sua a consequência.

 

José Farhat, cientista político e arabista, é diretor de Relações Internacionais do ICArabe.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorNota do ICArabe sobre as medidas dos Estados Unidos em relação a refugiados e imigrantes
Próxima Filme palestino ‘O Ídolo’ estreia nos cinemas
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Muçulmanos se preparam para o Hajj

30/05/2025

Milhões de peregrinos chegam a Meca para o Hajj

28/06/2023

Islamofobia: 70% da violência contra mulher acontece na rua

23/11/2022

EVENTOS

Festa do Imigrante, 27 e 28 de setembro

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O drama palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Malês, por Fernanda Pereira Mendes

Espanha e Itália anunciam envio de navios para proteger flotilha humanitária rumo a Gaza

26/09/2025

Palestina é reconhecida por mais de 140 Estados-membro da ONU

26/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📣Novo verbete no ar! 📚 🎶 Ta’thir, por 📣Novo verbete no ar! 📚 

🎶 Ta’thir, por Marcia Dib (@dib.marcia)- conceito árabe que estuda a influência da música sobre corpo, mente e espírito, destacando seu poder de cura e transformação.

⬅️ Arraste para o lado e confira mais este conteúdo da série especial do ICArabe, que busca ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe, combater estereótipos e valorizar a diversidade cultural.
.
🇵🇸 A iniciativa foi criada para garantir que 🇵🇸 A iniciativa foi criada para garantir que os palestinos tenham o direito de contar suas próprias histórias, moldar suas próprias narrativas e controlar suas próprias imagens de experiências, lutas e esperanças. 

🔗Saiba mais em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.
Dica do ICArabe: Palestra "O drama palestino e o f Dica do ICArabe: Palestra "O drama palestino e o futuro da civilização árabe", com Ministro Francisco Rezek, neste sábado, 13 de setembro, às 16h, no Clube Sírio.

@clubesirio
📣 Novo verbete no ar! 📚 O ICArabe apresenta 📣 Novo verbete no ar!

📚 O ICArabe apresenta mais um termo da série especial sobre o mundo árabe: Sûq (سوق), o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco 

🕌 Espaços centrais da vida urbana, os aswaq reuniam ourives, alfaiates, perfumistas e muitos outros ofícios, influenciando inclusive palavras em português e espanhol como “açougue” e “zoco”.

⬅️ Arraste para o lado e confira
🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da 🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@nataliacalfat
🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove ativi 🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@larsirio
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.