ICArabe, Unifesp, Câmara Árabe e Aliança Francesa promovem debate com diplomata Anis Nacrour e homenagem ao Prof. Sérgio Tufik, nesta quarta-feira, 18 de outubro

Dom, 15/10/2017 - 16:21

 

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, a Universidade Federal de São Paulo, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Aliança Francesa promoverão, nesta quarta-feira, 18 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro da Reitoria da Unifesp (Av. Sena Madureira, 1500), o Diálogo entre Civilizações e Culturas. O encontro terá a presença do Embaixador Anis Nacrour, primeiro conselheiro da Delegação da União Europeia na Síria, e fará uma homenagem ao Prof. Sergio Tufik, da Escola Paulista de Medicina/USP, por todos os serviços prestados na divulgação desse diálogo no Brasil, que influenciou gerações e inspirou a interculturalidade no país. O encontro tem entrada franca.

O evento abordará a importância do diálogo de culturas e do conhecimento mútuo para a construção de um mundo melhor. Na apresentação, os convidados falarão sobre o encontro entre culturas e o diálogo de civilizações, o “SAIL Program”. Em um mundo de deslocamentos, os convidados refletirão sobre as migrações e descontinuidades históricas, bem como sobre a ampliação dos conhecimentos recíprocos e novas inscrições sociais e simbólicas. Será analisada a importância das iniciativas de difusão de experiências culturais e artísticas como o princípio de um mundo em comum, baseado nos laços do acolhimento e da hospitalidade.

“O evento é uma demonstração de como grandes instituições de reputação na cultura, na arte, nas relações diplomáticas, no mundo acadêmico podem produzir um ótimo momento de reflexão sobre os grandes deslocamentos que vemos no mundo moderno e também sobre a necessidade do reconhecimento mútuo, do reconhecimento entre culturas, entre civilizações, que tornou-se imperativa, principalmente tendo em vista os problemas de deslocamentos e a grande necessidade que o mundo hoje tem da compreensão do outro, para que possamos avançar para um mundo melhor”, frisa a reitora da Unifesp, Soraya Smaili. “É uma atividade da Cátedra Edward Saïd e também do Instituto da Cultura Árabe, que sempre se organizaram para a divulgação dessa obra tão importante, desse reconhecimento mútuo e da necessidade de aproximações. É uma oportunidade de tratarmos da difusão de experiências e de culturas, a difusão da arte na construção do mundo comum, que une, que unifica as diferentes culturas e regiões do nosso planeta. É interessante ressaltar que teremos duas figuras- uma do mundo diplomático e outra do mundo acadêmico – que serão homenageadas porque foram e são exemplos, em seus campos de atuação, de acolhimento, de hospitalidade e de difusão das culturas na construção de um mundo melhor”.

Convidados e homenageados:

Anis Nacrour

Diplomata, atual primeiro conselheiro da delegação da União Europeia na Síria, Com vasta experiência no mundo árabe, Nacrour participou de missões em Jerusalém e no Yemen e propõe sua visão e compreensão do complexo diálogo entre as culturas e civilizações.

Sergio Tufik

Médico e professor titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), foi pioneiro na divulgação da cultura árabe no Brasil, apresentador do Programa Árabe na TV e produtor de filmes. Apoiador do Instituto da Cultura Árabe desde a sua fundação.

 

Intermediação:

Olgária Matos

Professora na Universidade Federal de São Paulo e co-organizadora do livro e dos encontros do “Diálogo das Civilizações”

Denise Milan

Artista multidisciplinar e co-organizadora do livro e dos encontros “Diálogo das Civilizações

 

Serviço:

Diálogo das Civilizações e Culturas

Quando: 18 de outubro, às 19h30

Onde: Anfiteatro da Reitoria da Unifesp – Rua Sena Madureira, nº 1.500, térreo, Vila Clementino, SP

Realização: Instituto da Cultura Árabe, Aliança Francesa, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e Unifesp

Entrada franca

cartaz final baixa