Jovens árabes estão no Brasil para ver o papa

Seg, 22/07/2013 - 16:39

Um grupo com cerca de 200 jovens do Egito e do Líbano está na capital paulista para atividades prévias da Jornada Mundial da Juventude. Eles vão participar do evento da Igreja Católica que ocorre a partir desta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, e que contará com a presença do papa Francisco. O pontífice chegou na tarde desta segunda-feira (22) ao Brasil.Desde a semana passada, no entanto, os estrangeiros começaram a chegar a diferentes cidades brasileiras para uma semana missionária. Em São Paulo, os jovens árabes saíram em peregrinação pelas calçadas da Avenida Paulista nesta segunda-feira, com bandeiras e cruz nas mãos, entoando um Aleluia.

Os estrangeiros do Egito e do Líbano estão hospedados com famílias da Paróquia Santa Margarida Maria, na Vila Mariana, e outros jovens de fora do País também foram recebidos em diferentes paróquias da capital paulista. Segundo Ana Paula Guimarães, participante do grupo católico Caminho Neocatecumenal, que acompanha o grupo como voluntária, a semana missionária serve para a evangelização. Os jovens saem pelas ruas caminhando e cantando e param em alguns pontos, como praças, para contar suas histórias de fé.

O grupo do Egito e do Líbano saiu por volta das 14h30 de frente do Shopping Paulista e seguiu até o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde alguns peregrinos dariam testemunhos. De acordo com Guimarães, os depoimentos em inglês seriam traduzidos para o português. Eles chegaram em São Paulo no sábado à noite e na quarta-feira (24) acompanham a missa do papa Francisco na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, interior paulista. Depois o grupo segue para o Rio, onde a Jornada Mundial da Juventude acontece até o próximo domingo (28).

Os árabes participantes da pré-jornada são das Igrejas Greco-Católica e Maronita. As duas se definem em comunhão com o papa, líder máximo da Igreja Católica, e respeitam a sua autoridade. O jovem Raymond Mefleh, 32 anos, veio de Beirute para ver Francisco. Ele se diz admirador do papa e afirma que gosta do líder religioso em função da sua capacidade de comunicação e de estar no meio do povo. Mefleh diz que durante a Jornada vai decidir se será padre Maronita. Mefleh trabalha em uma livraria na capital do Líbano.

Paula Khairallah, 31 anos, também trabalha em uma livraria de Beirute e afirma que veio ao Brasil para ver o papa Francisco, fazer a sua peregrinação e “encontrar Jesus por meio dos outros”. “Acredito que o papa Francisco vai estimular mais jovens a praticar a religiosidade. Queremos que os jovens percebam a importância de dar menos atenção às coisas materiais e valorizar a religião, a espiritualidade, criando raízes na igreja nos diversos países do Oriente Médio", disse o catequista libanês Sleiman Abiaad, que acompanha o grupo.

A Paróquia Santa Margarida Maria recebeu um total de 1.600 jovens de diferentes países. A Jornada Mundial da Juventude deve atrair cerca de dois milhões de pessoas para o Brasil, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Do mundo árabe, além dos jovens do Líbano e Egito, virão representantes de outros países, entre eles do Iraque.