São Maron, patriarca do Líbano, é homenageado em São Paulo

Sex, 14/02/2014 - 15:16
Publicado em:

A celebração ecumênica foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Líbano, no último dia 9.A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades consulares, representantes da Sociedade Maronita, do Centro Cultural Sírio e da Igreja Católica. Carlos Alonso Salazar, membro do Conselho Fiscal do ICArabe, também esteve presente.

Na ocasião, o arcebispo católico emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, ressaltou a importância do respeito mútuo entre as diversas culturas e religiões. Ao final da missa, cada família recebeu a cruz de São Maron. Em seguida, foi oferecido um coquetel no estilo árabe.

São Maron, segundo seus biógrafos e a tradição, nasceu no século IV e morreu por volta do ano 410. Viveu em uma montanha situada em Cyrrhus. Depois de renunciar ao mundo, levou, no seu eremitério, muitas vezes ao ar livre, uma vida ascética. Muitas pessoas o visitaram em seu eremitério, solicitando a cura tanto das doenças corporais quanto das espirituais. Após a morte do eremita, foi construído entre Apamea e Mesa o Mosteiro de São Maron e nele ficaram depositados os restos mortais do santo. O Mosteiro foi considerado o berço da Igreja Maronita.