Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sûq, o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco

12/09/2025

ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

09/09/2025

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

08/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Cinema»Órfãos do Eldorado: Milton Hatoum na telona
Cinema

Órfãos do Eldorado: Milton Hatoum na telona

A obra de Guimarães Rosa é a porta de entrada para muitos de seus leitores ao Brasil profundo, marcado pela roça e sertão. Já a literatura de Milton Hatoum apresenta a porta de entrada para as profundezas do Brasil amazônico, que é sintetizado no primeiro plano do filme “Órfãos do Eldorado”, dirigido por Guilherme Coelho e inspirado no terceiro romance da carreira do escritor manauara.

Essa imagem que abre o filme é um plano geral do Rio Negro, que nesse primeiro momento possui uma intensa movimentação em suas águas, proveniente do pulsar da vida de bichos e homens, que muitas vezes na literatura de Hatoum são a mesma coisa, pois todos se servem dos elementos mais brutos da terra, como frutas, vegetais, peixes e madeira, para seguirem suas vidas. Nesse contexto, quando aparece o desejo sexual na família, eles geralmente se concretizam com uma entrega violenta, até mesmo selvagem. É assim quando Arminto Cordovil (Daniel de Oliveira) retorna a casa de seu pai no início do filme e já se atraca com Florita (Dira Paes). Toda essa sequência é filmada a partir de um plano conjunto que enquadra apenas os dois rostos em perfil e percebemos o sexo pela respiração e movimento animalescos desses corpos, que revelam a explosão de um desejo reprimido há muito tempo. 

Essa sequência do primeiro encontro amoroso entre Arminto e Florita acontece após um flashback que nos revelam o passado de Arminto, desde sua relação frágil e conflituosa com seu pai Armando Cordovil devido a disputa pelos afetos e atenção, e de Florita, cuja graça e corpo, em meio a cuidados maternos, sempre chamaram a atenção do menino nos embalos da rede durante as tardes quentes e úmidas do clima amazônico. Também nos é apresentado uma obsessão que vai acompanhar Arminto durante todo o filme, a visão de uma índia nua que entra no Rio Negro andando como se estivesse hipnotizada para desaparecer nas suas profundezas. A maior parte dessa sequência é filmada com lentes teleobjetivas, que contam com ampla área de desfoque e um desenho de som composto por vozes de sua memória e finalizada a partir de um plano fechado no rosto de Arminto quando criança, envolto por um véu, que nos passa um tom fúnebre, lembrando um morto num velório, como se o menino tivesse enterrado no adulto Arminto para sempre. 

Após esse brusco encontro com Florita na sua antiga casa, Arminto vai fazer um passeio pela cidade, provavelmente pelos lugares que deixou para trás na infância e juventude. Assim, passa pela margem do Rio, pelo mercado de peixes e para num bar, onde após alguns goles de cerveja avista seu pai. Primeiro, o chama pelo nome e depois de “pai”, que visivelmente abalado pela inesperada presença do filho, tem um mal súbito, cai e morre.

A partir desse momento, Arminto herdeiro de um patrimônio indesejado – o pai enriqueceu durante o Ciclo da Borracha e trabalhava com construções de grandes embarcações -, uma vez que não tinha nenhuma vocação comercial, renega os negócios e propriedades da família parte em busca da índia que avista constantemente no seu sonho.  Após descrever suas características físicas para Florita, ela a identifica pelo nome de “Dinaura” e dá a pista do seu paradeiro ao apontar um vilarejo onde ela poderia estar. Arminto passa a desprezar Florita, a expulsa de casa e em seguida, também foge para nunca mais voltar. Nem poderia, porque nesse momento seu único propósito era a distância de tudo o que remetia ao seu pai e a sua infância, por isso, dessa casa cujas cores impressas pela luz da fotografia, pelos móveis e objetos do cenário seguiam a tonalidade da cor da pele de Florita, deveria ser guardada distância. 

No início dessa busca, Arminto contrata um barqueiro para percorrer os vilarejos localizados às margens do Rio Negro e após passar por diversas localidades não encontra nenhuma pista e numa noite de bebedeira enquanto seu barqueiro se diverte num prostíbulo local, ele num rompante de coragem, em meio a uma tempestade que caia sobre a região, desancora e começa a pilotar o barco sozinho Rio Negro adentro, com o intuito de continuar a busca por conta própria. Parecia que Arminto seguiria o destino da sua índia mítica e não sobreviveria ao desafiar a natureza. 

Porém, acorda já durante o dia atracado às margens do Rio Negro perto de uma vila habitada por cegos. Nesse momento, em conversa com dois velhos cegos, descobre um incômodo arco que une Dinara, Florita, seu pai Armando Cordovil e aquele povoado de cegos, costurado pelo destino trágico da região amazônica, marcado pela exploração econômica oportunista e desumana da região.  

Encerro minhas impressões com um convite para que os leitores entrem nesse encantador e provocativo universo das imagens e sons de “Órfãos do Eldorado”:

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ODOUWry9sjc 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorLançamento da Revista Malala
Próxima Para ACNUR, refugiados não devem se tornar “bodes expiatórios” dos ataques em Paris
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: leia análise do filme “Tudo o que resta de você”, por Abdel Latif Hasan Abdel Latif 

18/08/2025

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: diretora espanhola Isabel Fernández, de “Os Construtores de Alhambra”, participa de debate na sessão deste sábado (16), no CineSesc-SP

14/08/2025

Filme palestino “Em Rumo a Uma Terra Desconhecida” estreia nos cinemas

16/05/2025

EVENTOS

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O holocausto palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino: sessão de cinema no MIS – 22 de agosto, às 19h30

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Sûq, o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco

ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

09/09/2025

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

08/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📣 Novo verbete no ar! 📚 O ICArabe apresenta 📣 Novo verbete no ar!

📚 O ICArabe apresenta mais um termo da série especial sobre o mundo árabe: Sûq (سوق), o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco 

🕌 Espaços centrais da vida urbana, os aswaq reuniam ourives, alfaiates, perfumistas e muitos outros ofícios, influenciando inclusive palavras em português e espanhol como “açougue” e “zoco”.

⬅️ Arraste para o lado e confira
🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da 🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@nataliacalfat
🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove ativi 🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@larsirio
🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São P 🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD), está com inscrições abertas para participação na votação virtual das Eleições do Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) – Biênio 2025-2027.

🔗 Saiba mais em nosso site, clique no link disponível nos stories.
📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 20 anos de realização nesta edição.
Agradecemos ao público que prestigiou os filmes e debates no CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil. Até 2026!

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite o último dia!

🗓 Domingo, 7 de setembro

🎥 15h | "Xoftex"
Sinopse: Dois irmãos sírio-palestinos vivem em um campo de refugiados na Grécia. Enquanto aguardam asilo, filmam esquetes cômicos e sonham com a Suécia. Um retrato tocante da juventude em exílio, entre zombaria e desespero.

📍 CCBB SP 

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.