ICArabe retoma atividades com muitos planos para 2012

Qua, 11/01/2012 - 18:05
Publicado em:

Firmando-se como referência no Brasil quando o assunto é cultura árabe, o ICArabe inicia 2012 com várias iniciativas programadas. Entre elas, o apoio e participação no Fórum Social Mundial Temático, a se realizar neste mês em Porto Alegre, com mostra de cinema em parceria com a Matilha Cultural; e a exibição de filmes e conversa no espaço cultural do restaurante Maramiah em fevereiro.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher – 8 de março –, uma programação especial, que inclui a realização de seminário com apresentação de filmes sobre a mulher árabe na atualidade, em parceria com outras instituições. Abril será a vez de o Estado do Espírito Santo receber mostra de fotografias promovida pelo instituto, a ser sediada em sua Assembleia Legislativa. No mesmo mês até maio, está na agenda do ICArabe a realização do curso “Mundo árabe e atualidades”.

Segundo semestre

A tradicional mostra “Mundo Árabe de Cinema”, em sua sétima edição, ocorrerá em junho e julho. Este último mês reserva um encontro especial aos que apreciam cultura árabe: uma palestra e encontro em São Paulo com o renomado poeta sírio Adonis e o lançamento de antologia com o presidente do instituto, o também poeta Michel Sleiman.

Em agosto e setembro, o ICArabe presenteará o público com mostras de fotografias e filmes, inclusive em Guarulhos, e de arte moderna, na capital paulistana, em parceria com o IMA (Instituto do Mundo Árabe de Paris). Em novembro, em comemoração ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, a realização da III Semana do Povo Palestino, atividade em homenagem ao intelectual palestino Edward Said, que incluirá seminário e exibição de filmes.

Soraya Smaili, diretora cultural e científica do ICArabe, conclui: ”São muitas as atividades previstas para o ano e listamos algumas das principais. O público de São Paulo e de outros locais terá a oportunidade de ver filmes, palestras e conhecer os convidados internacionais que o ICArabe trará este ano. Um momento extremamente importante para conhecer e se aprofundar sobre o mundo árabe, que passa por grandes transformações e que queremos divulgar de maneira ampla e em muitos aspectos ainda desconhecidos da sociedade brasileira.”